segunda-feira, 18 de maio de 2020

EM FAMÍLIA - 15


Irmãos Curi

Foram três irmãos que fizeram muito sucesso no mundo artístico.

Ivon Curi, cujo nome de nascimento era Ivo José Curi, nascido na cidade mineira de Caxambu, em 5 de junho de 1928, foi um grande cantor, compositor e ator.

Iniciou sua carreira como cantor, em 1947, cantando na orquestra do Hotel Copacabana Palace. De voz firme, porém suave, logo fez sucesso no rádio e passou a cantar em chanchadas da Atlântida, passando a tomar gosto pelo cinema. Das músicas, foi adiante e passou a aparecer também como ator.

Na televisão, além de cantar, também atuou como ator, quando sua veia cômica foi descoberta por Renato Aragão no programa Adoráveis Trapalhões, ao lado do próprio Renato, Dedé Santana, Wanderley Cardoso e Ted Boy Marino.

Anos após, e assumindo sua careca, fez sucesso como o gaúcho Gaudêncio, na Escolinha do Professor Raimundo. Fez também duas novelas: Feijão Maravilha e Barriga de Aluguel, ambas na Globo.
Ivon Curi morreu aos 67 anos, no Rio de Janeiro, em 24 de junho de 1995. Foi casado com Ivone Curi e deixou os filhos Ivana, Ivan, Ivna e Ivo.

Jorge Curi, nascido em Caxambú/MG em 25 de fevereiro de 1920, foi um dos grandes nomes do rádio esportivo do Rio de Janeiro.

Iniciou a carreira em uma rádio de Caxambú, em 1942 e no ano seguinte transferiu-se para o Rio de Janeiro, na Rádio Nacional, onde permaneceu até 1972, passando então para a Rádio Globo, onde ficou até 1984.

Narrou nove Copas do Mundo e foi um dos maiores da sua época, ao lado de outras feras como Waldir Amaral, Doalcey Bueno de Camargo e Oduvaldo Cozzi. Era torcedor fanático do Flamengo.

Sua despedida da Rádio Globo foi pelêmica. Após um clássico entre Vasco da Gama e Botafogo, encerrou a jornada despedindo-se e criticando duramente dois diretores da rádio no ar.

No período entre 1984 e 1995, não se conseguiu registros de trabalhos de Jorge Curi no rádio. Em 1995, transferiu-se para a Rádio Tupi do Rio de Janeiro. Em dezembro daquele ano, quando dirigia-se a Caxambú para os festejos de final de ano, sofreou um acidente automobilístico e faleceu.

Alberto Curi nasceu Adir José Curi, em Caxambú/MG em 10 de outubro de 1926. Foi locutor, narrador e apresentador de rádio e televisão.

Começou em rádio em sua cidade natal, substituindo o irmão Jorge Curi, que havia se transferido para o Rio de Janeiro. Era o ano de 1944. 

Em 1958 também foi trabalhar na Rádio Nacional do Rio, ao lado do irmão, logo transferindo-se para a Rádio Jornal do Brasil, onde ficou por 13 anos.

Paralelamente trabalhou para a Agência Nacional do Governo Federal, transmitindo cerimônias oficiais do governo.

Trabalhou em vários programas de televisão e foi diretor da Rádio Tupi do Rio de Janeiro. 

Aposentou-se em 1993 e voltou para sua cidade natal, onde faleceu em 1998, aos 72 anos.

Nenhum comentário: