quinta-feira, 13 de fevereiro de 2020

GRUPOS E CONJUNTOS - 12

NILO AMARO E SEUS CANTORES DE ÉBANO

Há grupos que são extremamente afinados, cantam maravilhosamente bem, chegam a fazer sucesso, mas ficam muito abaixo do que seu potencial merece. Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano é um deles.

Formado nos anos 1950, o grupo era composto por Nilo Amaro (cujo nome verdadeiro era Moisés Cardoso Neves) e contava com vozes masculinas e femininas (um soprano, um mezzo soprano, um contralto, dois baixos, um tenor e três barítonos).

Além do próprio Nilo, um destaque todo especial ficava por conta do baixo Noriel Vilela, com uma voz ímpar e magnífica.

O grupo fez muito sucesso nos anos 1960 e seu repertório era composto por clássicos do samba e samba-canção, além de clássicos regionais retratando o sertão, músicas do folclore brasileiro.

Ao longo do tempo o grupo passou por mudanças em seu elenco, mas sempre se apresentou com afinação impecável e encantou multidões e hoje, quando a valorização da voz está em segundo plano, ouvir Nilo Amaro e seus Cantores de Ébano é uma delícia.

Entre seus maiores sucessos está Leva Eu Sodade, um verdadeiro clássico!

Em 1974, Noriel Vilela, o dono da voz inconfundível, morreu prematuramente e Nilo Amaro resolveu suspender as atividades do grupo por entender que não havia outra pessoa que pudesse substituir Noriel.

Tanto que Nilo Amaro e os Cantores de Ébano só voltaram a gravar e se apresentar em 1984, dez anos após a parada. Foi gravado um álbum que acabou sendo, infelizmente, o último e não chegou a fazer muito sucesso.

Nilo Amaro faleceu aos 76 anos, em Goiânia, em 18 de abril de 2004.

Nos vídeos abaixo, os mais que clássicos Uirapuru, onde se pode ver os artistas e Leva eu Sodade, reprodução do disco.





Nenhum comentário: