terça-feira, 27 de outubro de 2009

Craque do Esporte - 7

SERGINHO – DO SÃO CAETANO

Embora com algumas imagens fortes – o que contraria de certa forma o estilo deste blog, o que queremos é manter vivo o alerta à clubes e atletas sobre o rigor do preparo físico, que nunca deve ser descuidado. Principalmente aos atletas amadores, aqueles de fins de semana, pois se até os profissionais podem ser vitimados, imaginem os amadores...

Na noite de 27 de outubro de 2004 registrou-se uma das mais tristes páginas do esporte no Brasil.

Durante o jogo entre São Paulo e São Caetano, no Morumbi, o zagueiro Serginho, do São Caetano, teve uma parada cardiorrespiratória. Socorrido ainda no gramado, numa cena desesperadora, o jogador foi logo conduzido ao hospital São Luiz, onde veio a falecer.

Paulo Sérgio de Oliveira Silva tinha 30 anos e deixou esposa e um filho então com quatro anos.

Aos 14 minutos do segundo tempo, com o jogo em 0x0, o zagueiro caiu sozinho no bico da sua pequena área. O jogo foi interrompido e depois suspenso.

Os médicos do São Caetano, Paulo Forte, e do São Paulo, José Sanchez, tentaram reanimar o jogador ainda no gramado, com massagem cardíaca e respiração boca-a-boca. Durante cerca de cinco minutos ele foi atendido em campo, antes de ser levado de ambulância até o centro médico do próprio estádio. Em seguida, às 21h55, foi levado para o Hospital São Luiz.

As imagens marcaram de forma dramática. Muitos jogadores choravam em campo enquanto Serginho era retirado. Em seguida, jogadores dos dois clubes, árbitros e membros das comissões técnicas formaram um círculo no centro de campo e rezaram pelo atleta. A torcida presente no estádio gritou em coro o nome do jogador. "Serginho, oramos por você", dizia o placar.

Os exames periódicos de Serginho haviam acusado algum problema cardíaco. "Era uma chance de 1% de haver algum problema", disse Silvio Luiz, goleiro e companheiro de clube do atleta.
O juiz Cléber Wellington Abade consultou os capitães das duas equipes, Rogério Ceni (São Paulo) e Silvio Luiz (São Caetano) e optou por não continuar a partida.

Em janeiro daquele ano (2004), o jogador húngaro Miklos Fehér, que atuava pelo Benfica, de Portugal, morreu após passar mal durante a partida contra o Vitória de Guimarães, no dia 25 de janeiro, pelo Campeonato Português. Ele caiu no gramado com parada cardiorrespiratória e foi levado para um hospital, mas ele não resistiu e morreu.

Em 2003 o camaronês Marc-Vivien Foe (foto acima)morreu em campo, em junho, jogando por sua seleção na Copa das Confederações.
O vídeo mostra a reportagem da Globo do triste acontecimento.

Um comentário:

Anônimo disse...

estava assistindo este jogo,no dia chorei muito nunca vi isto no futebol.