sábado, 27 de setembro de 2008

Tributo 17



Paul Newman

Morreu em 27 de setembro o ator, diretor e esportista Paul Newman.

Nascido Paul Leonard Newman em Cleveland, 26 de janeiro de 1925, foi um dos grandes nopmes de Hollywood. Sua primeira aparição na Broadway foi em 1953, em Picnic, ganhou contrato da Warner Bross.

No fianl dos anos 50 já era aclamado em Hollywood como um dos grandes nomes. Nos anos 60, tornou-se líder de bilheteria. Seu mega-sucesso foi em 1969 com Butch Cassidy & Sundance Kid, atuando ao lado de Robert Redford. Quatro anos após os dois voltariam a se encontrar em Golpe de Mestre, vencedor do Oscar de melhor filme em 1973.

Foi casado com Joanne Woodward e dirigiu a esposa em Rachel Rachel (1968), quando ganhou o Globo de Ouro de melhor diretor. Indicado nove vezes ao Oscar como melhor ator, finalmente venceu por sua atuação em A Cor do Dinheiro (1986). Curiosamente no ano anterior havia recebido um Oscar especial pelo conjunto da carreira.

Esteve muito envolvido com política e automobilismo. Politicamente atuou em favor de Eugene McCarthy, em 1968, candidato democrata à presidência dos EUA. Fez Richard Nixon – adversário de Eugene e vitorioso nas urnas – coloca-lo em 19º lugar numa lista de seus piores inimigos. Newman declarou que estar entre os piores inimigos de Nixon era uma honra.

Entre os anos 70 e 90 foi piloto amador e chegou a ficar com um honroso segundo lugar nas 24 horas de Le Mans com um Porsche. Na década de 80 encantou-se pela Fórmula Indy, tornando-se sócio-proprietário da equipe Newman-Haas Racing.

Aos 70 anos, foi o mais velho piloto a vencer uma corrida de prestígio, ao fazer parte do time de pilotos do carro que venceu as 24 Horas de Daytona de 1995.

Incorrigível fumante padeceu de câncer no pulmão, embora nunca tivesse assumido que estava enfermo. Em agosto, após encerrar uma sessão de quimioterapia, foi informado por seu médico que teria poucas semanas de vida. Pediu então para ser levado para sua casa, onde morreu.

O vídeo mostra uma cena de Butch Cassidy & Sundence Kid, que tornou-se clássica, onde passeia de bicicleta com Katherine Ross. Inesquecível.


Curiosidades
<> Seu primeiro filme na Warner – Cálice Sagrado – quase foi seu último. Entendendo que sua atuação foi muito ruim, Paul publicou anuncio de página inteira num jornal, desculpando-se com quem assistiu ao filme.
<> Investiu muito fora da vida artiística. Teve uma fábrica de molho e condimentos, a Newman’s Own e curiosamente ganhou mais dinheiro com a fábrica que com a carreira de ator.
<> A maior parte do dinheiro ganho em sua vida foi destinado à caridade e sua equipe de automobilismo na Fórmula Yndy.
<> Paul Newman era daltônico.

Um comentário:

Unknown disse...

Oieee Moura!
Finalmente entrei no seu blog! Muito legal, principalmente para nós, saudosistas de primeira linha.
Impossível deixar de comentar a atuação de Newman em Butch Cassidy & Sundance Kid, bem como em Golpe de Mestre...a dobradinha com Redford é imbatível!
Bjao e parabéns pelo blog.