sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Novelas 6

A Moça Que Veio de Longe

Novela de Ivani Ribeiro, baseada em original de Abel Santacruz e dirigida por Dionísio Azevedo. Levada ao ar pela Excelsior, às 19h, de maio a julho de 1964, em preto-e-branco.

No elenco os principais nomes eram: Rosamaria Murtinho (Maria Aparecida),
Hélio Souto (dr. Raul), Lourdes Rocha (Miriam), Flora Geny (Teresa), Sílvio Francisco (Pedro), Neuza Amaral (Regina), Lourdinha Félix (Lenita), e Renato Master (Henrique) entre outros.

Dr. Raul (Hélio Souto) era o filho de um rico empresário que precisava precisava contratar uma empregada doméstica. Acaba contratando Maria Aparecida (Rosamaria Murtinho), uma moça que acabara de chegar à cidade. O resultado é a grande paixão que surge entre os dois. Mostrava o conflito entre um homem bem situado socialmente e a moça humilde.

Ivani Ribeiro deixou de lado o texto original argentino e assumiu totalmente a escrita da novela, passando a ser considerada a grande escritora brasileira da época.

Curiosidades
<> O sucesso de A Moça Que Veio de Longe foi tão grande que para a exibição do último capítulo, todo o elenco da trama foi reunido no estádio Pacaembú, em São Paulo, num show que obteve um público de mais de 100 mil pessoas, que aplaudiram e até desmaiaram com a presença dos ídolos.
<> Quando foi exibida no Rio, também pela Excelsior, o último capítulo ganhou cenas finais ao vivo no palco do programa A Cidade se Diverte. Estava previsto que no momento do beijo final, haveria a participação da orquestra com a entrada de bailarinas. Na hora a orquestra não entrou e, com isso Rosamaria e Hélio tiveram de prolongar o beijo por mais de um minuto, para delírio do público.
<> Foi a estréia de Rosamaria Murtinho em novelas.
<> A partir dessa novela, Hélio foi alçado ao papel de galã, dividindo o status na época com Tarcísio Meira e Carlos Zara.

Nenhum comentário: