quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Grandes Humoristas 17

Chocolate

Nascido Dorival da Silva, no Rio de Janeiro em 20 de dezembro de 1923 e falecido em São Paulo, em 27 de agosto de 1989, aos 66 anos.

Apelidado de Chocolate, iniciou sua carreira em circo, onde sapateava e fazia humor. Passou a trabalhar em rádio e cinema, mas com o surgimento da televisão, logo adotou o novo veículo.

Depois de batalhar muito artisticamente no Rio, foi em São Paulo que finalmente conseguiu abraçar o sucesso. Foi no final dos anos 50, que começou a ganhar prestígio atuando no programa Fantasias Bendix, na TV Paulista (hoje Globo). Depois, com Manoel de Nóbrega, na Praça da Alegria, na Record, que passou a ser reconhecido e respeitado como grande humorista. Antes disso, já havia encontrado reconhecimento como compositor, com alguns sucessos da MPB.

Consagrado na Record, chegou a recusar oferta milionária para transferir-se para o Rio de Janeiro. Ficou na empresa da família Machado de Carvalho por 14 anos, transferindo-se depois para o SBT e por último na Bandeirantes.

Curiosidades
<> Como compositor foi parceiro de Chico Anysio, Nazareno de Brito e Mário Lago, um de seus maiores sucessos foi Vida de Bailarina, música magistralmente interpretada por Ângela Maria e Canção de Amor, com Elizete Cardoso, entre outras.
<> Por algum tempo integrou o corpo de jurados do Programa Raul Gil.

Nenhum comentário: