quinta-feira, 25 de setembro de 2008

Grandes Humoristas 16

Rony Rios

Nascido Ronald Leite Rios em Sorocaba, 5 de julho de 1937 e falecido em São Paulo, 16 de maio de 2001, em decorrência de câncer linfático.

Além de humorista, exercia o trabalho de médico veterinário e foi diretor do Sindicato dos Artistas de São Paulo.

Seus principais personagens foram e velhinho Philadelpho (Fifo) e o engomado Explicadinho. Mas tornou-se inesquecível dando vida à velhinha surda Bizantina Scatamacchia Pinto.

Rony começou a trabalhar em televisão no final dos anos 50, integrando o elenco da Praça da Alegria, com Manoel de Nóbrega. Ainda nos anos 60 atuou ao lado de grandes nomes do humor brasileiro no programa Sete Belo Show, da Record. Ainda Na Record chegou ao auge da popularidade na Praça da Alegria e passou também pela Globo, na Praça da Alegria, Band no Praça Brasil e SBT no A Praça é Nossa.
Ao morrer, aos 64 anos, deixou a viúva Omara Losangeles Masson Rios e o filho Cassiano Ricardo. Há fontes onde o nome da esposa de Rony Rios é citada como Maribel Íria Pinto.


O vídeo mostra Rony dando vida à velha surda quando A Praça da Alegria era exibido na Globo. Ele contracena com Roberto Carlos e Carlos Mieli.


Curiosidades

<> A primeira aparição da velha surda foi na Praça da Alegria em 1956, na Tupi.
<> Tinha no companheiro Viana Júnior um parceiro ideal. Viana vivia o Apolônio, que quase ia à loucura com a surdez da velha. Viana também era parceiro nos quadros do Explicadinho.
<> Bordões: "É que eu gosto das coisas muito explicadinhas, nos seus mííííííííínimos detalhes"; "Sou Philadelpho, Phi, phi, la, la, del, del phio,fó"; "Oh, querida/oh, querida/oh querida/Clementinaaaaaa".
<> Também trabalho em rádio, cinema e fez novelas.

Nenhum comentário: