terça-feira, 23 de setembro de 2008

Atores 5

Walter Forster

Nascido Walter Gerhard Forster, Campinas, 23 de março de 1917 e falecido em São Paulo, 3 de setembro de 1996, aos 79 anos, por problemas decorrentes do câncer.

Filho de pai alemão e mãe suíça, aos 18 anos Walter iniciou carreira fazendo locução na Rádio Educadora de Campinas. Em 1937 mudou-se para São Paulo, sendo contratado em 1939 pela Rádio Bandeirantes, passando em 1945 para a Rádio Difusora. Trabalhou também nas rádios Tupi, Excelsior (atual CBN) e Nacional (atual Globo).

Em televisão foi pioneiro, participando da inauguração da TV Tupi e foi também o primeiro galã televisivo em teleteatros e telenovelas. Walter Forster protagonizou, para escândalo da sociedade paulista, o primeiro beijo na boca da TV brasileira. O beijo – na verdade – não passava de um simples e rápido “selinho” trocado com a atriz Vida Alves, na novela Sua Vida me Pertence (foto). Fez também cinema e teatro.

Atuou, escreveu e dirigiu novelas e programas para rádio e televisão. Em 1942 casou-se com Branca Regina e o casamento durou até 1983, quando ficou viúvo. Na TV Paulista (hoje Globo), apresentou com sucesso a versão tupiniquim de Acredite se Quiser, programa que voltaria a apresentar na TV Manchete em 1983.

Após a morte da mulher, aposentou-se, mas continuou aparecendo eventualmente em programas de TV. Costumava reunir-se num conhecido bar próximo aos antigos estúdios da TV Tupi, onde hoje encontra-se os estúdios da MTV, para conversar sobre os velhos tempos e tomar uísque.
O vídeo mostra cena de Beto Rockfeller, na Tupi em 1969 em que Walter Forster, vivendo Otávio, contracena com Luiz Gustavo, que era o protagonista Beto.




Curiosidades

<> Em 1950 criou e dirigiu o primeiro programa feminino da TV brasileira, O Mundo é das Mulheres, apresentado por Hebe Camargo, na Tupi.
<> Em 1960, ao lado de Hebe Camargo, apresentava o programa Maiôs à Beira-Mar, na TV Paulista, programa considerado “avançadinho” para a época.

Nenhum comentário: