sábado, 27 de setembro de 2008

Atores 6

Gilberto Martinho

Gilberto nasceu na cidade catarinense de Araranguá em 14 de 1927 e morreu no Rio de Janeiro, 19 de agosto de 2001.

Ainda jovem mudou-se para o Rio de Janeiro, onde iniciou estudos de arte dramática no Teatro do Estudante. No cinema sua primeira incursão foi em 1951, em Maria da Praia, ganhando premio de revelação daquele ano.

A estréia em TV aconteceu em 1950, na Tupi, participando da inauguração da TV no Brasil. Foi um dos primeiros super-herois tupiniquins ao dar vida ao Falcão Negro (foto abaixo), que foi seriado de sucesso nos anos 60, ao lado de Haydeé Miranda, ficando no ar por sete anos.

Estreou na Globo em 1967 em Sangue e Areia. Especializou-se em viver vilões e coronéis tendo seu momento máximo como o coronal Pedro Barros, na primeira versão de Irmãos Coragem (1970). Teve destaque também em Escrava Isaura, Cabocla e Gabriela. Sua última novela foi Roda de Fogo (1986), todas na Globo.

Morreu em decorrência de câncer de pulmão, em 2001. Era casado e tinha três filhos.

A foto da esquerda retrata Gilberto ao lado de Glória Menezes em Irmãos Coragem onde o ator esteve magnífico. Ja o vídeo mostra cena de Irmãos Coragem com o casamento de Lara e João. No início da cena, destaque para Gilberto Martinho que vivia o Coronel Pedro Barros, pai de Lara e inimigo de João. Nesta cena aparecem outros atores já falecidos como Carlos Eduardo Dolabella, Miriam Pires, Clauce Rocha e Ênio Santos.

Nenhum comentário: