segunda-feira, 29 de setembro de 2008

Grandes Programas 2

Praça da Alegria
Um dos principais programas de humor da TV brasileira, a Praça da Alegria nasceu de uma idéia de Manoel de Nóbrega que curtia férias em 1956 numa praça em Buenos Aires (ARG). Ele estava jogando milho aos pombos e via o movimento da praça, com os tipos diferentes que por al¡ passavam. Depois subiu para o hotel onde estava hospedado e da janela de seu quarto idealizou: uma praça como cenário fixo, um banco e uma pessoa que conhecesse a todos, lendo tranqüilamente seu jornal. Nascia a Praça da Alegria.

O programa estreou em 1957, na TV Paulista Canal 5 (hoje Globo), depois transferindo-se para a Record. Durante 14 anos (1957/1971) Nóbrega comandou com grande carisma o programa que também foi exibido na TV Rio, Canal 13 carioca, num tempo em que não havia ainda as redes de TV.

Em 1977 o programa voltou para a Globo, comandado por Carlos Miéle. Nóbrega já era falecido.

(A foto mostra Nóbrega com Borges de Barros, que fazia um mendigo metido a esnobe. O tipo foi criado pelo próprio Nóbrega com base em pessoa que ele conhecera em Niterói)

Em 1986 estreou na Bandeirantes com o nome Praça Brasil e em 1987 iniciou sua trajetória no SBT, onde continua em cartaz, com o nome A Praça é Nossa, sob comando de Carlos Alberto de Nóbrega, filho de Manoel.

Pelo banco da Praça passaram alguns dos maiores nomes do humorismo brasileiro, como Ronald Golias, Simplício, Maria Tereza, Murilo Amorin Correa, Rony Rios, Costinha, Consuelo Leandro, Walter D'Ávila, Zilda Cardoso e inúmeros outros.

O vídeo mostra Manoel de Nóbrega contracenando com Walter D'Ávila, que fazia o papel de "Seu Obturado", homem que julgava-se letrado. No canto baixo da filmagem aparece o logotipo da Globo porque foi exibido no Vídeo Show, mas é original da Record nos anos 60.


Curiosidades
<> Antes de criar a Praça da Alegria, Manoel de Nóbrega comandava o programa Recruta 23, na TV Paulista.
<> As primeiras edições da Praça foram feitas no auditório da TV Paulista na Rua das Palmeiras, onde hoje funciona o Sistema Globo de Rádio.
<> Havia um banco de madeira e, de fundo, a pintura de uma praça feita num enorme papelão.
<> O programa era transmitido simultaneamente na TV Paulista e na Rádio Nacional (hoje Globo) de São Paulo. A foto mostra Nóbrega e Canarinho, quando o programa ia ao ar simultaneamente na TV e rádio.

<> Houve época, quando o programa ia ao ar no Rio de Janeiro, nas noites de segunda-feira, que os cinemas suspendiam a sessão das 20h, por causa do programa.

<> Ainda na TV Paulista a Praça era patrocinada pela Cica e ia ao ar nas noites de quarta-feira. O presidente da Cica exigiu que o programa passasse para as noites de segunda-feira para que ele pudesse assistir, já que não podia faze-lo nas noites de quarta.

Nenhum comentário: