sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

EM FAMÍLIA - 18

OS APATETADOS IRMÃOS HOWARD

Embora os três irmãos nunca tenham atuado juntos na telinha e na telona, eram muito unidos e donos de grande sucesso.

O grupo Os Três Patetas (The Three Stooges nos EUA e Os Três Estarolas em Portugal) manteve-se em atividade por muitos anos.

A primeira formação teve Moe Howard, Larry Fine e Shemp Howard. Moe e Shemp eram irmãos. Shemp retirou-se do grupo em 1932 para seguir carreira solo, quando seu lugar foi preenchido por Curly Howard, o irmão caçula.

Além de Moe, Shemp e Curly, os irmãos, Larry Fine teve presença do início ao fim da existência do grupo. Joe Besser substituiu Shemp e Joe DeRita, que foi renomeado como Curly-Joe.

Estrelando longas e inúmeros curtas-metragens, Os Três Patetas era o máximo em humor pastelão e o sucesso atingiu a todas as idades.

Dos seis atores que fizeram de Os Três Patetas o trio mais biruta das telas, apenas Moe e Larry atuaram do início ao fim, sendo que os outros quatro, Shemp, Curly, Joe e Curly-Joe revezaram-se como o terceiro biruta.

O que aconteceu a cada um dos Patetas

Shemp – fez parte da primeira formação, mas acabou saindo em 1932 para fazer carreira solo, quando seu lugar foi ocupado pelo irmão caçula Curly. Quando Curly faleceu precocemente, Shmp voltou. O ator faleceu em 22 de novembro de 1955, aos 60 anos, quando estava em um taxi, voltando de uma luta de boxe, um de seus passatempos favoritos. No taxi, sofreu um ataque fulminante.

Curly – para muitos fãs, foi o pateta mais engraçado principalmente por sua postura mais infantil e ingênua. Com a saída de Shemp, ficou 12 anos no grupo e em 6 de maio de 1946, enquanto esperava para uma filmagem, sentou-se na cadeira do diretor Jules White, quando sofreu um derrame cerebral.  Ele já havia tido outros derrames e vários problemas de saúde. Tudo isso o levou a ficar parcialmente paralisado e em cadeira de rodas. Sua morte aconteceu em 18 de janeiro de 1952, aos 48 anos.

Moe – o líder do patetas nasceu Moses Harry Horwitz e ficou do início ao fim do grupo. Com fama de mau, de dominador e de ranzinza, era um dos mais queridos. Tinha, porém, o vício do fumo. Como fumante compulsivo, faleceu em 4 de maio de 1945, aos 77 anos, de câncer no pulmão. Estava internado em um hospital em Los Angeles.

Larry – embora não seja da família, foi um verdadeiro irmão e também esteve com o grupo desde a formação até o final. Além de comediante era violinista. Em 9 de janeiro de 1970 sofreu um derrame que paralisou todo seu lado esquerdo, quando ainda estava em plena atividade. Com isso, acabou indo morar na Woodland Hills, uma comunidade de aposentadoria para atores de cinema, onde passou os últimos cinco anos de sua vida, falecendo em 24 de janeiro de 1975, aos 72 anos, vitimado por um derrame.

 

Nenhum comentário: