sábado, 6 de novembro de 2010
Atrizes - 13
FLORA GENY
Nascida Eugênia Tortejada, em São Paulo, 19 de abril de 1929 e falecida também em São Paulo, 22 de dezembro de 1991, aos 62 anos.
Filha dos imigrantes espanhóis Maria Laret Montserrat e Francisco Tortejada, passou sua infância no bairro paulistano de Vila Mazzei.
Desde cedo sua veia artística se manifestou e ainda bem jovem conseguiu vga como crooner da orquestra de Sílvio Mazzuca, participando de várias excursões e animando bailes carnavalescos.
Devido sua voz marcante, foi convidada para atuar como rádio-atriz e acabou apaixonando-se pelo veículo e pela nova carreira a ponto de deixar de lado seu lado cantora.
Esteve presente na televisão desde seu início no Brasil, pela Tupi. Quando foi inaugurada a TV Excelsior, migrou para a nova emissora, vivendo lá seu auge como atriz.
Participou de grandes novelas do início do gênero na TV como Redenção, A Grande Viagem e teve um de seus melhores desempenhos em A Outra Face de Anita.
Na Record e Globo, também atuou em várias novelas, além de ter feito teatro e cinema.
Casada com o ator e diretor Dionísio de Azevedo, teve os filhos Dionísio Jacob, também ator, e Noel (este falecido num acidente automobilístico aos 15 anos).
Após a morte do filho caçula, afastou-se por bom tempo da vida artística, devotando-se à trabalhos sociais. Depois voltou a atuar, mas nunca com a mesma intensidade de antes.
O vídeo mostra cenas da novela Pão, Pão, Beijo, Beijo, da Globo. Ela aparece contracenando com Maria Cláudia.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário