Dick Farney nasceu Farnésio Dutra e Silva, em 14 de novembro de 1921 e faleceu em 4 de agosto de 1987, aos 65 anos.
Ainda na infância, aprendeu a tocar piano, passando a aprender música erudita com o pai e canto com a mãe.
Em 1937 estreou como cantor no programa Hora juvenil na rádio Cruzeiro do Sul do Rio de Janeiro e foi levado por César Ladeira para a rádio Mayrink Veiga, passando a apresentar o programa Dick Farney, a voz e o piano.
O conjunto Os swing maníacos formado por Dick, tinha ao lado o irmão Cyll Farney.
De 1941 a 1944 foi crooner da orquestra de Carlos Machado, no Cassino da Urca, no tempo em que o jogo era permitido no Brasil.
Em 1946 foi convidado para ir aos EUA. Fez apresentações na rádio NBC, durante dois meses. Em 1948 apresentou-se com sucesso na boate carioca ogue.
Em 1959 comandou o programa de TV - Dick Farney Show, na TVRecord - Canal 7 e em 1960 formou a Dick Farney e sua orquestra que animou muitos bailes.
Já em 1965 na recém-inaugurada TV Globo - Canal 4, Rio de Janeiro, apresentados por Betty Faria e Dick Farney, o programa de TV Dick e Betty, foi sucesso.
Seu maior sucesso aconteceu em 1946: Copacabana, música que ficou marcada como precursora da Bossa Nova. Morreu aos 65 anos.
O vídeo mostra show de Dick Farney onde ele fala brevemente sobre sua carreira e canta Copacabana seu maior sucesso.
CYL FARNEY
Cyl Farney nasceu Cilênio Dutra e Silva, em 14 de setembro de 1925 e morreu em 14 de março de 2003.
Apesar de músico, foi como ator que brilhou. Estreou no filme A Escrava Isaura em 1949 e destacou-se em chanchadas da Atlântida nos anos 50.
Em televisão chegou a fazer algumas telenovelas, mas curtia mesmo cinema. Nos últimos anos de sua vida, dedicou-se à sua própria produtora.
Seu último trabalho foi na minissérie Hilda Furacão, na Globo. Morreu aos 77 anos.
O vídeo é do filme Dois Ladrões, de 1962, onde Cyl Farney contracena com Irma Alvarez.
Nenhum comentário:
Postar um comentário