terça-feira, 24 de maio de 2022

Uma trajetória de amor aos Beatles

Músico joseense, Raoni Brascher mantém vivo o quarteto de Liverpool em suas apresentações

 

Por Daniel Nápoli

Recentemente, um novo estudo encomendado pela companhia britânica Roberts Radio sobre como a música pop trafega através de gerações, descobriu que muitos nomes do universo musical podem se manter em destaque ao longo dos anos, enquanto outros desaparecem quase que completamente.


 A pesquisa ouviu um total de 2 mil entrevistados no Reino Unido para descobrir o quão familiarizadas as pessoas estão com os principais artistas do mercado mundial. A Roberts perguntou aos seus entrevistados da Geração Z, que envolve pessoas nascidas entre a segunda metade dos anos 1990 até o início do ano 2010, sobre seu conhecimento a respeito de artistas mais velhos.

Sem surpresa, grandes nomes como Beatles, Elvis Presley e Whitney Houston eram bem conhecidos, mas pelo menos uma em cada três pessoas não soube dizer quem são os Beatles e duas em cada três não conheciam o U2.

É evidente que o mundo da música mudou drasticamente, mas isso não é um grande problema, pois apenas 18% das pessoas de todas as idades ouvidas pelos pesquisadores admitiram que têm dificuldade em se relacionar com músicas lá do passado.

Na cidade de São José dos Campos, existe um músico que ajuda a manter vivo o som dos Beatles, que a cada geração vem se mostrando ainda mais atemporal

Nascido no município joseense em 27 de julho de 1989, Raoni Brascher (foto acima) possui 17 anos de carreira, com seu primeiro contato com o violão e a guitarra ocorrendo quando tinha 11 anos de idade.

Seu primeiro contato com a música e os Beatles no entanto, vieram um ano antes. “Eu ouvi ‘Help’ dos Beatles uma vez na rádio, e fiquei extasiado com aquele som. Foi quando comecei a ouvir Beatles. Não sabia o que era e perguntei para meu tio, o que é isso, e ele disse ‘é Beatles’.

Aí lembrei que um colega da minha sala na época, gostava dos Beatles, e pedi a ele que me grava-se uma fita com apenas a música ‘Help’”, recorda Raoni.


Porém o amigo foi além e gravou o álbum “Yellow Submarine". inteiro. “Se com “Help” eu fiquei extasiado, quando ouvi, “Hey Bulldog”, “Eleanor Rigby”, “SGT Peppers”, “Lucy in The sky with diamonds”.... não sei descrever o que senti, sei que aquilo me abraçou, a música, o som, a melodia, as guitarras, as vozes......e até hoje eu sinto uma energia especial ouvindo os Beatles.”

Além dos Beatles, Raoni que tem como referências musicais o classic rock, blues, pop e o folk, analise a valorização da música e do artista em si, atualmente. “Eu vejo que estamos em um processo de regeneração após a pandemia. E a música também esta mudando com o processo do tempo de cada geração. Eu acredito que tem muito artista bom no nosso país, e fora também, vejo uma grande chance de os artistas novos surgirem para compor sua geração. Em questão da valorização vejo que é como um jogo, você tem que se valorizar, buscar melhorar por si próprio, só assim você vai conseguir ter o mínimo de respeito .Acho que poderíamos ter mais música educando toda essa nova geração nas escolas”, opina.

O músico foi questionado ainda sobre como observa o interesse das novas gerações pela manutenção da história. Raoni acredita que falta apreço pela história. “Tem um público como eu que gosta, que ama os Beatles, e teve essa  formação de música boa através dos tios, avós.

Porém essa geração nova precisa também encontrar esse caminho, pra consumir música boa. Por isso eu acho que todos deveriam estudar música desde pequenos na escola.”

"Beatlemaníaco", o músico já tocou em diversas bandas de tributo  aos Beatles pelo país. “Pra mim é uma grande honra celebrar a vida e poder levar meu som para as pessoas que gostam de Beatles e música boa”.

Atualmente, Raoni integra diversas bandas e projetos no Vale do Paraíba, entre eles: Banda US and Them, Banda Arcadiun , Banda Moving Waters,Banda Kingstones, Tributo Queen, Marcelo Naves and the Tigerman e também segue carreira solo com acústico em violão e voz, piano e voz ou guitarra e voz.

 Bastante versátil, o músico aproveita para deixar uma mensagem. “Que através da música, essa ferramenta de Deus, possamos fazer um mundo melhor e pessoas felizes, levando o brilho aonde há escuridão”.


Abaixo, um vídeo de Raoni tocando “Drive my car”, dos Beatles. Para mais informações sobre o musico e contato para shows: whatsApp (012) 98253-2473; Facebook: https://www.facebook.com/raoni.brascher e Instagram: raoni_brascher.

 


 

 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sou mãe desse ser especial que Deus me deu,músico e cantor nato.Ama a música desde pequeno.Tenho muito orgulho desse menino sensível a arte musical,talentoso demaiss.Te amo filho e desejo a você muita luz em sua caminhada😘

Anônimo disse...

Conheço este artista. Excepcional como músico e ser humano.