terça-feira, 23 de abril de 2019

MULTIMÍDIA - 5

Aguilar e Roberto Carlos
ANTONIO AGUILLAR



Se a Jovem Guarda foi o programa que deu início a um movimento que tomou conta da juventude brasileira no início dos anos 1960, o programa comandado por Roberto, Erasmo e Wanderléa não foi o primeiro a fazer sucesso no gênero.

Antes, na própria Record, o Reino da Juventude, apresentado por Antonio Aguillar, em 1963, fazia a festa dos jovens nas tardes de sábado, às 15h, incendiando o Teatro Record.

Antonio Aguillar foi um grande incentivador musical, lançando cantores e conjuntos, criando programas de rádio e televisão. 

No Reino da Juventude brilhavam Sérgio Reis, The Vips (que depois seria Os Vips, Marcos Roberto, The Clevers (que depois seria Os Incríveis) e The Jet Black's, entre outros que com a Jovem Guarda só cresceram ainda mais.

Rita Pavoni apresentou-se em seu programa na Record
Foi empresário de artistas como Altemar Dutra, Lindomar Castilho e outros. Se não foi responsável direto, teve imprtante participação no lançamento de artistas como Paulo Sérgio, Jean Carlo, Wanderley Cardoso, Eduardo Araújo, Georde Freedman, Carlos Gonzaga e muitos outros.

Antonio Aguillar foi uma pessoa múltipla. Além de apresentador de rádio e televisão, foi também jornalista, fotógrafo, redator, compositor e empresário. Atualmente comanda programa musicar na Rádio Capital de São Paulo.

Para completar, Aguillar ainda tem um livro de memórias. Trata-se de Memórias de Antonio Aguillar, que tem depoimentos ao jornalista Paulo César Ribeiro, com prefácio do saudoso Jerry Adriani e orelha assinada por ninguém menos que Roberto Carlos. Em 387 páginas sua vida e carreira é contada com riqueza de detalhes.

O grande multimídia está prestes a comemorar 90 anos, o que acontecerá em outubro próximo.


Com Sérgio Reis. Grandes amigos






2 comentários:

Leonel disse...

Muito legal. O movimento cultural da juventude dos anos 1960 que transformou o comportamento daqueles tempos e dos tempos vindouros. Um pouco do que somos tem alguma influência da Jovem Guarda.
Ah, outra coisa, o Teatro da Record onde acontecia o Programa Jovem Guarda ficava na Rua da Consolação, 1992. Atualmente o local é uma sequência de lojas de lustres e luminárias. Forte abraço, Moura!

Moura Nápoli disse...

Muito obrigado Leonel. Espero que tenha gostado e que passe a ser nosso seguidor. Tem muita coisa legal e você, como bom entendedor, certamente irá gostar. Estamos abertos a sugestões e críticas.
Forte abraço!