sexta-feira, 3 de maio de 2019

Tributos - 158


Morre Beth Carvalho - A Madrinha do Samba

Praticamente às vésperas de completar seus 73 anos, a cantora e compositora Beth Carvalho faleceu no Rio de Janeiro, onde nasceu batizada Elizabeth Santos Leal de Carvalho.

Beth apareceu no cenário musical no Festival Internacional da Canção - FIC, defendendo a música Andança, mais voltada à Bossa Nova que propriamente ao Samba.

A partir desse sucesso, que não ganhou o festival, mas tornou-se um clásico, Beth não parou mais. Foi aos poucos migrando para o Samba, devido suas próprias raízes.

Apaixonada pela Mangueira e Cacique de Ramos, seu talento ia além de soltar a voz no microfone. Beth também foi compositora e instrumentista.

Sua missão também foi de garimpar e lançar sambistas. E a lista é enorme. Por isso o carinhoso apelido de Madrinha do Samba.

Há anos Beth Carvalho lutava contra problemas na coluna o que a obrigou, primeiro a usar cadeira de rodas e depois ficar acamada. Nem por isso deixou de cantar.

Internada desde janeiro, a cantora planejava comemorar seus 73 anos com um show. Ela já tinha lata médica, mas seguiu internada para que pudesse ser melhor monitorada pela equipe médica.

Uma infecção generalizada, entretanto, acabou por leva-la na tarde da terça-feira (30 de abril).

Embora tenha suas raízes no Samba, Beth Carvalho era eclética. Exemplo disso foi transformar O Meu Guri, de Chico Buarque de Holanda, em um clássico imortal...




Nenhum comentário: