sábado, 21 de abril de 2018

Cantores - 11




Antônio Marcos

Um dos grandes ídolos da Jovem Guarda, Antônio Marcos foi cantor, compositor, ator e humorista. Teve uma carreira de grande sucesso, entremeada com problemas de alcoolismo, que acabou levando-o a morte prematura.

Nascido Antônio Marcos Pensamento da Silva, em São Paulo, 8 de novembro de 1945, antes da fama foi office-boy e balconista em loja de calçados. Ainda jovem participou de programas de calouros e entre 1960 e 1962 destacou-se no programa de Estevam Sangirardi, na Rádio Bandeirantes, cantando, tocando violão e fazendo humor.

Com 22 anos integrou o coral Golden Gate e atuou em peças de teatro. Nesta época gravou seu primeiro disco, pela gravadora RCA, integrando o grupo Os Iguais. Seu primeiro grande sucesso já em carreira solo, foi Tenho um amor maior que o seu, de Roberto Carlos, já integrando a Jovem Guarda.

Dentre seus grandes sucessos, como cantor, estão também Oração de um jovem triste, Como vai você, e Namorada, cantando com Vanusa, sua esposa na época, além de O Homem de Nazaré, seu sucesso maior.
Pais quadrados... filhos avançados (1970) é um dos filmes de sucesso em que atuou. 

No teatro participou de algumas peças marcantes como Arena conta Zumbi (1969) e Hair (1970). Na televisão, chegou a protagonizar a novela Toninho on the rock’s, ao lado de Débora Duarte, na Tupi.

Antônio Marcos teve quatro casamentos: a cantora e atriz Vanusa, com quem teve as filhas Amanda e Aretha; a atriz Débora Duarte, tendo a filha Paloma; a modelo Rose, com quem teve o filho Antônio Pablo e nos últimos anos de vida, esteve casado com Cleonice Rossi Braga (enteada de Roberto Carlos).

O cantor também teve um caso com a atriz Miriam Mota, na época com 14 anos de idade, com quem teve o filho Manoel Marcos. Esse filho só foi reconhecido após a morte de Antônio Marcos por exame de DNA.

Quando casou-se com Vanusa estava no auge da Jovem Guarda, o casamento ficou bom tempo em sigilo, pois naquela época as fãs não admitiam que seus ídolos se casassem.

Grávida de Amanda, Vanusa chegou a ser hostilizada pelas fãs de Antônio Marcos, que demoraram para aceitar a união dos artistas.

Envolvido em alcoolismo, o cantor deu muito trabalho às pessoas que lhe eram próximas. Passava dias fora de casa, era encontrado nas ruas e há relatos dando conta que chegou a dar um carro a um taxista, após condoer-se da situação do profissional do volante.

Os compromissos profissionais foram rareando, a aparência de galã deu lugar a uma pessoa sofrida e os problemas financeiros cresceram.

O falecimento de Antônio Marcos deu-se em 5 de abril de 1992, vitimado por insuficiência hepática, em decorrência do alcoolismo.

Curiosidades
Aos 12 anos, Antônio Marcos já cabulava aulas para tocar violão, ir ao cinema e nesta época, já dava seus primeiros goles nos bares de São Miguel Paulista.

• Martinha chegou a dizer que o cantor foi um de seus grandes amores.

• O cantor chegou a bater várias vezes o carro por dirigir embriagado. Um dia chegou a bater violentamente uma Ferrari. Como estava no auge de sua carreira, 15 dias depois tinha outra em sua garagem.

O vídeo apresenta um dos grandes sucessos de Antônio Marcos, como cantor e compositor.


Nenhum comentário: