terça-feira, 8 de maio de 2018

TRISTE FIM - 2

ISAURA BRUNO

Nascida Maria Isaura Bruno, em Jaú/SP, 23 de junho de 1926, Isaura Bruno faleceu em Campinas/SP, prestes a completar 51 anos, em 2 de maio de 1977.

Protagonizou um dos maiores sucessos de todos os tempos, O Direito de Nascer (Tupi). Isaura Bruno, aliás, foi a primeira negra a protagonizar uma novela no Brasil.

No papel de Mamãe Dolores, encarnou a sofrida ama de Albertinho Limonta, fazendo grande sucesso, em 1964. No mesmo ano ainda viveu Tia Anastácia na primeira versão do Sítio do Picapau Amarelo, também na Tupi.

Com Albertinho Limonta (Amilton Fernandes)
em Direito de Nascer. Primeiro e maior sucesso
Isaura Bruno nasceu numa fazenda em Jaú e logo aos três anos, ficou orfã de pai, vindo a perder a mãe aos 11 anos e passando a ser criada pela avó materna.

Já moça, gostava de frequentar bailes de gafieira, onde acabou conhecendo Walter Forster, que a convidou para trabalhar no cinema, onde fez, entre 1949 e 1975, seis filmes.

Na televisão, depois do sucesso de Direito de Nascer e Sítio do Picapau Amarelo, Isaura ainda fez O Preço de uma vida (Tupi 1965) dando vida a Mãe Maria, O anjo e o Vagabundo (Tupi 1966/1967) como Branca e, já na Globo, fez A Cabana do Pai Tomás, em 1969, na pela de Bessie.

Curiosamente em O Preço de uma Vida, O Anjo e o Vagabundo e Cabana do Pai Tomás, Isaura dividiu as câmeras com o galã Sérgio Cardoso.

Nos tempos áureos, ao lado do jogador Ivair e do massagista
Mário Américo, quando viajar de avião era uma rotina
Da mesma forma que o sucesso veio rapidamente, Isaura caiu no esquecimento na mesma velocidade.

Embora tivesse sido autora de um livro de culinária - Os quitutes de Mamãe Dolores - Isaura não recebeu mais convites para a televisão a partir dos anos 1970.

Pobre e esquecida, ganhava a vida nas ruas de Campinas vendendo balas. Isaura Bruno faleceu de ataque cardíaco.







Nenhum comentário: