terça-feira, 17 de abril de 2018

Tributos - 152

Morre Dona Ivone Lara


Cantora e compositora, um dos ícones do samba, Dona Ivone Lara morreu na noite de 16 de abril de 2018, aos 97 anos, no Rio de Janeiro, por conta de um quadro de insuficiência respiratória.

Ela estava internada no Rio de Janeiro e no último dia 13, completou no hospital, seus 97 anos. A sambista estava com anemia profunda e vinha recebendo transfusão de sangue.

Conhecida como “Grande Dama do Samba”, Ivone Lara nasceu em família de amantes da música popular, mas teve de enfrentar o preconceito de ser mulher e sambista. Tanto que suas primeiras composições ela fez e passou para amigos homens, pois em sua época, mulher “não podia” compor. Um verdadeiro absurdo.

Após um acidente automobilístico do filho, o marido sofreu um infarto e morreu. Viúva, passou a dedicar-se exclusivamente a música e ao amor incondicional à Escola de Samba Império Serrano.

Teve Silas de Oliveira como um dos principais parceiros em suas composições e sua músicas foram cantadas por artistas do porte de Gal Costa, Maria Bethânia, Clara Nunes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Paulinho da Viola, Beth Carvalho entre tantos outros de destaque.

Sua simplicidade, simpatia e importância para a música fizeram com que Ivone Lara passasse a ser chamada de “Dona”. 

O vídeo mostra Dona Ivone Lara em apenas um de seus inúmeros sucessos.


Nenhum comentário: