sábado, 14 de maio de 2016

Cadê você?

Star Wars

Por Daniel Nápoli

O Ampulheta Virtual faz um resgate dos principais atores que estrelaram a primeira trilogia do clássico Star Wars.

De 1977, ano de lançamento de “Star Wars Episódio IV – Uma Nova Esperança” até os dias de hoje, muita coisa aconteceu. Alguns atores participaram da continuação da saga, outros faleceram ou se dedicaram a outros projetos. Segue a lista:


Mark Hamill
Consagrado no papel de Luke Skywalker, Hamill estrelou os três primeiros filmes da trilogia, entre os anos de 1977 e 1983. (“Uma Nova Esperança, “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”). Após, o ator participou de outros projetos, como dublador (dando voz ao Coringa em uma série animada do Batman), além de atuar em alguns longas metragens e seriados.

Em 2015, aos 64 anos, Mark retomou seu personagem de destaque na continuação da franquia Star Wars, no “Episódio VII – O Despertar da Força”. O eterno Luke Skywalker já foi confirmado na continuação da saga, o Episódio VIII, sem título definido, com lançamento previsto para dezembro do ano que vem



Harrison Ford
Sem dúvida, este foi o ator que obteve a carreira mais bem sucedida pós-Star Wars. Projeto ao mundo como o contrabandista Han Solo, Ford ajudou a transformar o personagem em uma das figuras mais icônicas da história do cinema ao participar da primeira trilogia.

Durante sua trajetória na pele de Solo, Harrison conseguiu ganhar ainda mais projeção, estrelando outra franquia: “Indiana Jones”, que ganhará uma continuação, com lançamento previsto para 2019.

Além das franquias citadas, Ford participou de outros filmes de sucesso, como “Apocalipse Now”, “O Fugitivo”, “6 Dias e 7 Noites”,  e “A Testemunha”.

Ainda em Star Wars, o astro deu mais uma vez vida a Han Solo em “O Despertar da Força”. Aos 73 anos, o ator manteve a peculiaridade do personagem, que acabou morrendo na parte final do longa.

Porém se engana quem crê no fim da trajetória de Ford na franquia. Com nome confirmado nas filmagens do Episódio VIII, Harison deve voltar em cenas de flashback.



Carrie Fisher


















Eterna Princesa Leia Organa, a atriz virou símbolo sexual entre o final dos anos 1970 e início da década de 1980 e após participação nos Episódios IV, V e VI, a filha do cantor Eddie Fisher e da atriz Debbie Reynold, participou de outros filmes e seriados, porém de pouca relevância. 


















Em 2015, aos 59 anos de idade, voltou a encarnar Leia Organa, agora como General, em “O Despertar da Força”. Curiosamente, Carrie que tem participação confirmada no Episódio VIII, atuou ao lado de sua filha, Billie Lourde, nascida em 1992.



Alec Guiness













Na pele do Jedi Obi-Wan Kenobi, Alec indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante, pelo trabalho realizado em “Star Wars – Uma Nova Esperança (1977)”, chegou à franquia com uma respeitável carreira. 

Guiness anteriormente, havia conquistado o Oscar de Melhor ator em “A Ponte do Rio Kwai” em  1957, além de receber uma indicação pela atuação em “O Mistério da Torre” (1957).


No ano de 1980, em que participou do segundo filme de Star Wars, Alec foi homenageado com o “Oscar Honorário” em reconhecimento por suas memoráveis atuações. 

Após participar do terceiro filme da franquia (“O Retorno de Jedi”), no ano de 1983, Alec só voltou a atuar em 1988, em “Little Dorrit”, que lhe rendeu uma nova indicação ao Oscar, como melhor ator coadjuvante, no ano seguinte.
“Little Dorrit” foi o último trabalho no cinema, do ator que faleceu em 2000, aos 86 anos de idade, em Londres, na Inglaterra.




Peter Mayhew

















Conhecido por interpretar Chewbacca um dos mais queridos personagens da franquia Star Wars e consequentemente do universo cinematográfico, Peter Mayhew, teve seu ponto alto ao atuar na primeira trilogia (“Uma Nova Esperança”, “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”).














Sem trabalhos de expressão, Mayhew voltou a viver o icônico personagem em “A Vingança dos Sith”, em 2005 e recentemente em “O Despertar da Força”.
Peter, que foi escolhido para o papel devido a sua estatura (2m20), foi confirmado para atuar mais uma vez na saga, Episódio VIII, que não possui título oficial.



David Prowse

















O ator britânico foi o responsável por dar vida aos vilões mais icônicos de todos os tempos: Darth Vader. Era ele quem atuava debaixo da clássica armadura do Lord Sith em “Uma Nova Esperança”,  “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”.














Prowse de 80 anos de idade, anteriormente à franquia Star Wars, havia participado de outro clássico: “Laranja Mecânica” (1974). Após os referidos filmes de destaque o ator não voltou a atuar em projetos de relevância.



Sebastian Lewis Shaw
Nascido no Reino Unido, em 1905, o ator teve seu ponto alto na carreira ao viver Anakin Skywalker nos momentos finais de “O Retorno de Jedi”, em 1983. Após ter sido salvo do lado negro da força por seu filho Luke, Darth Vader, já regenerado, reassumiu sua real identidade, tirando a máscara “passando o bastão” do ator David Prowse para Shaw.

Sem nenhum outro papel de destaque, Sebastian faleceu aos 89 anos de idade, em 1994, em Brighon, na Inglaterra.



Billy Dee Williams
















Na pele de Lando Calrissian, Billy atuou em “O Império Contra-Ataca” e “O Retorno de Jedi”, sendo bastante aclamado, impulsionando sua carreira. 


















Após sua participação, obteve outros trabalhos de relevância em filmes como “Mar de Fogo”, “Batman”, “Máscara da Morte”, “Tubarões de Aço” e “Vingança Sem Limites”.


Ian McDiarmid













Intérprete do Imperador/Palpatine/Darth Sidious, o ator participou de “O Império Contra-Ataca”, “O Retorno de Jedi”, “A Ameaça Fantasma”, “Ataque dos Clones” e a “Vingança dos Sith”.



















Ator originário do teatro, Ian, de 71 anos, participou de outras produções cinematográficas de destaque, como “O Matador de Dragões” e “A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça”. 

Nenhum comentário: