domingo, 7 de fevereiro de 2016

Cenas Marcantes - 15

A DESLUMBRANTE TRANSFORMAÇÃO DE TONHA

Yoná Magalhães (7 de agosto de 1935 – 20 de outubro de 2015) foi uma das mais consagradas atrizes da televisão brasileira.

Em sua brilhante carreira, uma coleção de grandes personagens. Mas uma, em particular, foi marcante, protagonizando um dos mais lindos momentos da televisão brasileira.

Foi na novela Tieta (Globo, 1989), onde vivia a reprimida Tonha, casada com Zé Esteves (Sebastião Vasconcelos) e madrasta de Tieta (Beth Faria).

Insossa, sem vida, sem vontade própria e ainda por cima, desprezada, humilhada e vilipendiada pelo marido, Tonha não tinha vontade própria. Vivia como uma simples empregada para o marido, sofrendo toda sorte de humilhações, sem brilho, sem viço.

Aconselhada por Tieta, um dia Tonha sai de cena. Sai de casa e vai para São Paulo. Tempos depois (algumas semanas, na novela), Tonha retorna à Santana do Agreste.
Mas não era a “velha” Tonha, mas sim uma mulher absolutamente repaginada. Linda, deslumbrante, por fora e por dentro.  

As imagens da volta de Tonha à Santana do Agreste é uma das cenas mais lindas e emblemáticas da teledramaturgia nacional. A trilha sonora, com Simone cantando Uma Nova Mulher caiu como uma luva.

E o mais importante é que a Globo conseguiu cercar tudo do mais absoluto sigilo, fazendo com que a volta de Tonha fosse uma grande a agradável surpresa para todo o Brasil.

Tieta foi ao ar entre 14 de agosto de 1989 e 31 de março de 1990, escrita por Aguinaldo Silva, Ana Maria Moretzohn e Ricardo Linhares. A direção de TV foi de Reynaldo Boury, Ricardo Waddington e Luiz Fernando Carvalho. Direção geral de Paulo Ubiratan.


Vale a pena conferir o momento épico. E, principalmente para quem assistiu a novela e viveu aquele momento, será muito difícil assistir essa cena sem derrubar algumas lágrimas. 
Se não pelo momento em si, ao menos por saber que a grande e linda Yoná Magalhães já nos deixou...  


Nenhum comentário: