sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Humoristas - 11

VIANA JÚNIOR


Nascido Sérgio Von Puttkammer, Viana atuou em filmes, fez algumas novelas, mas tornou-se conhecido do grande público a partir dos anos 60 no programa Praça da Alegria, na Record, no papel de Apolônio, contracenando com a velha surda Bizantina Scatamácchia Pinto (papel do saudoso Roni Rios).

Da Record o programa passou a ser exibido, anos depois pela Globo e finalmente virou o A Praça é Nossa, no SBT.

Também com Roni Rios ele fez parceria no quadro do Senhor Explicadinho, aquele que querias as coisas bem explicadinhas, em seus mííííínimos detalhes.


Na Tupi, em 1980, Viana atuou no programa humorístico Apertura.

Lutando também contra o alcoolismo, o ator passou seus últimos anos afastado da televisão e vivendo de uma aposentadoria que não o ajudava muito.

Pouco tempo antes de morrer, Viana esteve no programa de Sônia Abrão, na Rede TV!, onde seu problema tornou-se público. Abatido e em cadeira de rodas, pedia ajuda.

A ex-vedete Marli Marley, esposa de Ary Toledo chegou a entrar no ar, por telefone, prometendo ajuda. Assim aconteceu um show no Teatro Gazeta, reunindo mais de 20 artistas (matéria no ícone Cadê Você, aqui no Ampulheta Virtual), com renda totalmente revertida ao tratamento do humorista.

Infelizmente já era tarde.

Viana Júnior morreu em sua residência, aos 68 anos, em Itanhaem-SP, onde seu corpo foi enterrado. Era 7 de junho de 2010.

Nenhum comentário: