terça-feira, 11 de outubro de 2011

Tributos - 106


MORRE JOSÉ VASCONCELOS
Morreu na manhã desta terça-feira, 11 de outubro de 2011, no Hospital das Clínicas de São Paulo, José Vasconcellos, ator e comediante.

Com problemas renais e sofrendo do Mal de Alzheimer, o comedante acreano estava internado havia algum tempo.

Nascido José Thomaz da Cunha Vasconcellos Neto, em Rio Branco-AC, em 20 de março de 1926, Vasconcellos estava com 85 anos.

Iniciou carreira em rádio, fazendo imitações e logo passou ao humorismo, principalmente ao fazer papeis de gago, que se tornaram sua marca registrada.

Produziu e atuou em A Toca do Zé, primeiro programa humorístico da televisão brasileira, na Tupi, em 1952.

Em 1960 gravou um LP pela gravadora Odeon, intitulado Eu Sou o Espetáculo, onde fazia um show de homor, podendo ter sido o primeiro humorista brasileiro a vender mais de 100 mil cópias de um disco. Além disso, com 55 minutos de duração, foi o LP mais longo de humor já feito no Brasil.

Ainda nos anos 60, José Vasconcellos tentou viabilizar na cidade de Guarulhos-SP um projeto chamado Vasconcelândia - uma especie de Dysneilândia tupiniquim, que acabou não se concretizando.

A personagem Rui Barbosa Sá-Silva, na Escolinha do Professor Raimundo, de pois na Escolinha do Barulho, foi um de seus grandes sucessos.

Fez cinema, rádio teatro e TV.

Atualmente a personagem Rui Barbosa Sá-Silva vem sendo vivida pelo comediante Rick Régis, na Escolinha do Gugu, na Record. Rick Régis é sobrinho de Zé Vasconcelos.

A sonora é uma narração de um locutor esportivo gago.


Essa é parte da entrevista do humorista no Programa do Jô, com a piada da vela.

Nenhum comentário: