sábado, 15 de outubro de 2011

Festivais - 16

V FIC - 1970

Num momento em que a ditadura militar era das mais fortes no país, que vivia a era do “ame-o ou deixe-o”, o V Festival Internacional da Canção, da Globo, teve várias músicas simplesmente impedidas de participar pela rígida censura.

Das participantes na fase nacional, algumas marcaram de tal maneira que são sucesso e referencia de seus interpretes até os dias de hoje.

A final, com um júri formado por pessoas escolhidas no público do Maracanãzinho e tendo como presidente ninguém menos que Abelardo “Chacrinha” Barboza, o Maracanãzinho completamente tomado, vibrou com as duas melhores músicas dentre as participantes.

Coube o segundo lugar ao jovem, ao iniciante, Ivan Lins, com uma interpretação forte e marcante de O Amor é o Meu País.

Muitos afirmam até hoje ser esta a melhor música daquele festival. Mais letra, mais conteúdo, mais densa, maior musicalidade.

Acontece porém, que a vencedora contou com a performance carismática de Toni Tornado que, juntamente com Trio Ternura, simplesmente deixaram de boca aberta quase 40 mil pessoas ao vivo e outras milhões Brasil afora, com BR-3.

A fase internacional foi vencida por Piero, um obscuro cantor italiano, criado na Argentina, que defendeu a música Pedro Nadie.

CURIOSIDADES

Na finalíssima, Piero, com Pedro Nadie, foi o grandevencedor. Mas o público vibrou mesmo com os Brasileiros.

BR-3 ficou com a terceira colocação. O segundo colocado foi o maestro Erlon Chaves com Eu Quero Mocotó.

► Não só a ditadura, como também inúmeros lares brasileiros já haviam torcido o nariz pelo fato de dois negros - Erlon Chaves e Toni Tornado - estarem entre os finalistas.

► Erlon Chaves, então, resolveu provocar e "escandalizar" osbons costumes da época: subiu ao palco cercado de várias e lindas moças brancas. Conforme ia cantando o refrão "eu, quero mocotó... té... tó... eu quero mocotó" ele beijava e abraçava cada uma das moças.

► Resultado: acabada a apresentação, Erlon saiu do palco direto para o camburão, preso que foi.

O vídeo mostra o rebolativo Toni Tornado fazendo vibrar o Maracanãzinho com BR-3.

E este é Ivan Lins, segundo colocado. Não temos o vídeo completo da apresentação, mas o vídeo é do programa Arquivo N, da Globo News, com narração de Renata Vasconcellos que descreve nomes importantes que estavam ao lado de Lins.


Nenhum comentário: