domingo, 16 de outubro de 2011

Festivais - 17

A MAIS APLAUDIDA NÃO VENCEU

Tem coisas que acontecem e - mesmo mais de 40 anos depois - não tem explicação.

O Festival da MPB da Record de 1967 foi, sem dúvidas, o melhor de todos os tempos.

Até os dias de hoje as quatro primeiras colocadas são músicas que tornaram-se inesquecíveis.

Quem não se lembra de Ponteio, Domingo no Parque, Roda Viva e Alegria, Alegria?

Já a quinta colocada foi uma música que marcou mais pelo fato de Roberto Carlos, então o Rei do Iê, Iê, Iê cantar um sambinha. Maria Carnaval e Cinzas jamais foi um sucesso e só mesmo os fãs mais ardorosos doRei e os historiadores se lembram dessa música.

A canção classificada em sexto lugar, entretanto, foi um fenômeno.

Hoje esquecida, nunca esteve entre os maiores sucessos do excelente e afinadíssimo grupo MPB 4. Mas naquele momento, naquela época, naquele festival, a música Gabriela explodiu o Teatro Record em aplausos.

A música Gabriela, repito, jamais foi sucesso e realmente não poderia ter sido a vencedora. Porém, a música, um delicioso frevo, caiu tão bem com o povão que foi, de longe, a mais aplaudida, delirantemente aplaudida, cantada e dançada pela plateia como jamais se viu igual.

O vídeo mostra a música apresentada duas vezes. A primeira na fase eliminatória e depois repetida na grande final, anuncida como 6ª colocada.

O delírio do públio é igual nas duas vezes. Na segunda, aliás, o público grita por bis, mas infelizmente os intérpretes não atendem.

Mas, acreditem, com Ponteio, Domingo no Parque, Roda Viva e Alegria, Alegria sendo aplaudidíssimas, foi a 6ª colocada, Gabriela, de longe a mais querida pelo público.

Confiram:

Nenhum comentário: