segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Mitos - 14

15 ANOS SEM RENATO RUSSO
HÁ EXATOS 15 ANOS, NO DIA 11 DE OUTUBRO DE 1996, FALECIA UM DOS MAIORES CANTORES E COMPOSITORES QUE O BRASIL JÁ TEVE


por Daniel Nápoli

Nascido a 27 de março de 1960, no Rio de Janeiro, Renato Manfredini Júnior começou sua carreira em 1978, em Brasília, onde morava desde 1973. Sua primeira banda foi o Aborto Elétrico, onde se apresentava ao lado de Fé Lemos e Flávio Lemos. O grupo permaneceu junto por quatro anos, acabando após brigas entre Renato e Fé. O Aborto Elétrico foi a semente que deu origem à Legião Urbana e Capital Inicial (em atividade até os dias de hoje).

Com o fim da banda, Renato Russo decidiu continuar com suas composições e se apresentando sozinho, tornando-se o “Trovador Solitário”. A carreira solo, no entanto, durou apenas seis meses, quando Russo se juntou à Marcelo Bonfá e à Eduardo Paraná (posteriormente dando lugar à Dado Villa-Lobos) dando origem à Legião Urbana, ainda em 1982.


Em uma época em que o Brasil passava por sérias mudanças na política e o rock começava cada vez mais a ganhar força, Renato ajudou a liderar uma geração com suas letras que eram verdadeiras poesias e transmitia à uma geração o que ela queria ouvir, desde o descontentamento com a situação política até os dilemas de um relacionamento amoroso e à importância do amor.


A marca deixada por Russo tanto no Aborto Elétrico, como em sua carreira solo e na Legião Urbana é tão grande que mesmo após 15 anos de sua morte, suas músicas ainda continuam fazendo sentindo e cativam cada vez mais os jovens, em sua maioria filhos de fãs que acompanharam o auge de Renato. A prova definitiva de que as obras do poeta rebelde e ao mesmo tempo romântico permanecerão eternas, pode ser vista no último dia 29 de setembro, durante o Rock in Rio, quando em um Tributo à Legião Urbana, jovens que nem haviam nascido quando a banda teve seu término em 1996, logo após o falecimento de Renato, cantavam emocionados todas as músicas executadas, como se Russo continuasse ali, se apresentando com Bonfá e Villa-Lobos, nos áureos tempos.


Viva Renato! Viva Legião!!!

O vídeo mostra clip do Legião Urbana, de 1987, no lançamento de Que País é Esse?


Legião Urbana apresenta Monte Castelo

Nenhum comentário: