quinta-feira, 16 de junho de 2011

Grupos e Conjuntos - 11

ZIMBO TRIO

Composto por Amilton Godoy (piano), Luiz Chaves (contrabaixo) e Rubinho Barsotti (bateria), o Zimbo Trio apresentou-se pela primeira vez em 17 de março de 1964, acompanhando a cantora e atriz Norma Bengell.

Mas foi a partir de 1965, quando passou a integrar o programa O Fino da Bossa, de Elis Regina e Jair Rodrigues, na TV Record, que o Zimbo decolou para a fama.

Com Elizeth Cardoso o trio também se apresentou inúmeras vezes e gravou alguns discos.

Com o falecimento de Luiz Chaves, em 2007, Itamar Collaço (baixo elétrico) assumiu e em 2010, Itamar foi substituído por Mário Andreotti (contrabaixo).

Pércio Sápia (bateria) divide apresentações com Rubinho, que recentemente sofreu uma cirurgia.

As vezes o Zimbo Trio apresenta-se como quarteto. O grupo apresenta-se até hoje, sendo um dos mais antigos em atividade, tendo contabilizado o lançamento de 51 trabalhos (entre discos, CDs e DVDs).

Tendo excursionado pelos cinco continentes, o trio é mundialmente conhecido e muito respeitado.

O termo Zimbo significa sorte, felicidade, sucesso e também, na época do Brasil Colonial, Zimbo era uma moeda africana (do Congo e Angola) que circulava no Brasil entre os escravos.

O vídeo mostra o Zimbo Trio acompanhando Elizeth Cardoso em Sei lá, Mangueira, no programa Especial Elizeth Cardoso e Zimbo Trio, da TV Cultura, em 1970.


Esse vídeo é mais recente e data de 2008, com o Zimbo dando um verdadeiro show na música Incompatibilidade de Gênio, de João Bosco. No piano Amilton Gogoy, na bateria Rubinho e no baixo elétrico, Itamar Collaço.

Nenhum comentário: