sexta-feira, 17 de junho de 2011

Tributos - 97

MORRE RAVEL, DA DUPLA

DOM & RAVEL

Morreu na quinta-feira, 16 de junho de 2011, o cantor e compositor Eduardo Gomes de Faria, o Ravel, da dupla Dom e Ravel. Ele estava com 64 anos e sofreu infarto.


A dupla fez muito sucesso e ficou marcada por composições que exaltavam propaganda ufanista do regime militar.


Músicas como Voce também é responsável, Obrigado ao homem do campo e outras foram sucesso, mas foi com Só o amor constrói que eles alcançaram o ponto máximo do sucesso.


Esta música já havia sido gravada antes pela dupla, sem grande alarde, mas alguns anos depois o então ministro Jarbas Passarinho fez de Só o amor constrói uma espécie de marca registrada do Mobral, o movimento pela alfabetização do Brasil.


Um grande sucesso da dupla, na mesma linha, tornou-se uma espécie de hino dos tempos da ditadura, e foi gravada pelo conjunto Os incríveis: Eu te amo meu Brasil, que acabou sendo um hino na época da Copa do Mundo de 1970.


Dom e Ravel foram alvo de críticas, pois enquanto suas músicas exaltavam o Brasil da ditadura, vários artistas eram perseguidos e exilados do país.


Dom (Eustáquio Gomes de Faria), irmão de Ravel, morreu em 2000, vítima de câncer no estômago.


O corpo de Ravel foi velado no Cemitério do Araça, em São Paulo. Ravel deixou a viúva Rejane, com quem estava casado havia 37 anos e a filha Priscila.


Infelizmente não conseguimos imagens em vídeo da dupla, mas o clip mostra um dos maiores sucessos, Só o amor constrói.


Esse é o clip de Você também é responsável, outro sucesso dos anos 70.












Nenhum comentário: