segunda-feira, 4 de abril de 2011

Duplas - 2

JARARACA E RATINHO

Formada essa dupla por José Luis Rodrigues Calazans (Jararaca) e Severino Rangel de Carvalho (ratinho), além de cantores e compositores, eram dois humoristas.

Jararaca nasceu em Maceió-AL em 29 de setembro de 1896 e faleceu no Rio de Janeiro-RJ, em 11 de outubro de 1977, aos 81 anos. Ratinho nasceu em Itabaiana-SE, em 13 de abril de 1896 e morreuem Duque de Caxias-RJ em 8 de setembro de 1972, aos 76 anos.

A dup
la brilhou em circos e trabalhou muito em rádio. Os artistas reuniram-se no Pernambuco em 1927, mas os José Luis e Severino Rangel conheciam-se há dez anos.

O primeiro disco foi gravado em 1929, pela Odeon. Outros artistas como Francisco Alves, por exemplo, gravaram músicas de Jararaca e Ratinho como compositores.

Durante dez anos fizeram sucesso na Rádio Nacional e Mairink Veiga,
ambas do Rio de Janeiro.

A dupla chegou a gravar várias marchinhas de Carnaval. Uma das mais famosas foi Mamãe eu quero, em 1937, sucesso na voz de Carmem Miranda, entre tantos outros.

Na televisão, participaram de programas nos anos 60 e 70, cantando e atuando como humoristas.

Chegaram a fazer parte do elenco de A, É, I, Ó, Urca (Tupi), Balança mas não cai (Globo), Alô Brasil, Aquele Abraço (Globo) e após a morte de Ratinho, Jararaca atuou em Chico City (Globo), no papel do cangaceiro Sucuri.

Além de músicas, Jararaca e Ratinho gravaram vários LPs com piadas. A sonora é do disco Big Show, da dupla.


Nenhum comentário: