terça-feira, 5 de abril de 2011

Atrizes - 15

ANILZA LEONI

Nascida Anilza Pinho de Carvalho, Laguna-SC, 10 de outubro de 1933 e falecida no Rio de Janeiro-RJ, 6 de agosto de 2009. Morreu de enfizema pulmonar.

Ainda criança, com a morte do pai, mudou-se com a família para o Rio de Janeiro, onde estudou num colégio interno. Aos 15 anos, com a mãe doente, deixa os estudos e volta para casa para trabalhar como secretária e datilógrafa.

Aos 18 anos, Renata Fronzi a convida para trabalhar num espetáculo de teatro de revista, quando adota o nome de Anilza Leoni. Esse Leoni, em homenagem à Leônidas da Silva, um dos maiores jogadores de futebol da época.

Nos anos 50 consagrou-se como uma das maiores vedetes do teatro de revista, o "teatro rebolado" atuando em espetáculos produzidos por Walter Pinto e Carlos Machado.

Atuou em cinema, rádio e televisão e foi considerada por três anos como uma das Certinhas do Lalau, relação das mulheres mais belas do Brasil, publicada anualmente pelo jornalista Sérgio Porto, o Stanislau Ponte Preta.

Sua estrea em televisão aconteceu em 1961, na Tupi do Rio, na primeira versão televisiva de Gabriela, cravo e canela, de Jorge Amado. Trabalhou também em Noites Cariocas e Espetáculos Tonilux.

Na Globo atuou em novelas como A Gata Comeu, onde foi madrasta de Jô (Christiane Torloni), Brega & Chique, Belíssima e Pé na Jaca, entre outras.

Em seus últimos anos, morava sozinha na Tijuca, bairro carioca do Rio de Janeiro e preparava-se para estrear uma peça em São Paulo.

Ficou hospitalizada durante uma semana e morreu, vítima de enfizema pulmonar, aos 75 anos.

O vídeo mostra Anilza em A Gata Comeu, possivelmente seu papel de maior destaque em novelas. Agradecimento ao site MofoTV.


Em 1956 atuou no filme Com água na boca, vivendo uma atrapalhada garota-propaganda, postulante à atriz. Agradecimento ao site Canal Memória.

Nenhum comentário: