quarta-feira, 30 de março de 2011

Cantores & Compositores - 10


LUPICÍNIO RODRIGUES


Lupe, como era conhecido Lupicínio Rodrigues, nasceu em Porto Alegre em 16 de setembro de 1914 e foi um dos maiores compositores gaúchos.

Compôs inúmeras marchinhas carnavalescas e muitos samba-canção, tendo sido o criador do termo "dor-de-cotovelo", para o cidadão que finca o cotovelo num balcão ou mesa de bar, lamentando um amor perdido.

Suas composições, em muitas das vezes, retratavam seus próprios desamores.


Deixou, entre outros, clássicos como Esses moços, pobres moços; Ela disse-me assim; Felicidade, Vingança e Nervos de aço.

Boêmio, Lupe teve vários bares, restaurantes e churrascarias em Porto Alegre. Porém, antes de visar a parte financeira, ele queria um local para receber amigos. Assim, com a mesma facilidade em que abria um negócio, fechava-o sem lucro.

Gremista fanático, foi o compositor do hino do Grêmio de Football Portoalegrense e sua foto está na galeria dos imortais do clube.

O vídeo mostra Lupicínio em 1973, no programa Sambão, da Record, apresentado pela saudosa Elizeth Cardoso. Acompanhado pelo Regional do Caçulinha, Lupe apresenta um pout-pourri com alguns de seus sucessos.




CURIOSIDADES
<> Lupicínio adorava jogar futebol, mas não chegou a faze-lo profissionalmente.
<> Seu paicom receio de vê-lo sem futuro, pois desde jovem era boêmio, obrigou Lupicínio a alistar-se como voluntário no exército, onde acabou entrando com 15 anos.
<> Teve vários envolvimentos amorosos sendo que a maioria lhe foi frustrante. Assim nasceu o termo dor-de-cotovelo, que predominou em suas composições como seu estilo.

Nenhum comentário: