quarta-feira, 5 de maio de 2010

Personagens Inesquecíveis - 8

DONA ARMÊNIA
RAINHA DA SUCATA


Uma das personagens mais carismáticas das novelas foi criada por Sílvio de Abreu para a novela Rainha da Sucata (Globo, 1990). Trata-se de Dona Armênia, magistralmente interpretada por Aracy Balabanian.

O sucesso foi tamanho que Dona Armênia voltaria em 1992, em Deus nos Acuda,

Entretanto a química envolveu não só Aracy, mas também Gerson Brenner, Marcello Novaes e Jandir Ferrari, que viveram os “filhinhas” Gerson, Gera e Gino, respectivamente. Três homens feitos que morriam de medo e eram totalmente controlados e dominados “pelo” mamãe Armênia.

Completando, Flávio Migliaccio, como Moreiras, aumentava o humor que dava o tom do núcleo.

Foi um show. Usando e abusando do bordão “quero ver ‘a’ edifício ‘na chon’”, referindo-se ao edifício na Avenida Paulista, em São Paulo, o qual ela era proprietária, Dona Armênia fez tanto sucesso que a personagem, razendo à tiracolo os “filhinhas” acabou sendo sucesso em 1992 em Deus nos Acuda, outra novela escrita por Silvio de Abreu.

O vídeo mostra cena em que participam Aracy, Gerson, Marcello e Jandir, além de Maria Helena Dias, como Samira Zaida. Em 1990 – em termos de novela – expressões como “seu bostinha” e “pé do rabo” ainda chocavam.





Outro momento hilário envolve a briga entre Dona Armênia e Dona Neiva (Nicette Bruno). Participam ainda, entre outros, Gianfrancesco Guarnieri, Flávio Migliaccio e Hilda Rebello.




Finalmente, Dona Armênia foi tão marcante que ainda voltou numa edição especial da Escolinha do Professor Raimundo. Agradecimentos ao extraordinário Mofo TV.



Nenhum comentário: