terça-feira, 4 de maio de 2010

Cantores e Compositores - 7


Nascido Ataulfo Alves de Souza, em Mirai-MG, 2 de maio de 1909 e falecido no Rio de Janeiro em 20 de abril de 1969, aos 59 anos, em decorrência do agravamento de uma úlcera no doudeno, após intervenção cirúrgica.

Um dos sete filhos de “Capitão” Severino, repentista, violeiro e sanfoneiro, Ataulfo já escrevia versos aos oito anos de idade. Antes de entrar para o mundo artístico foi menino de recados, leiteiro, condutor de bois, carregador de malas, engraxate, marceneiro e lavrador. Perdeu o pai aos dez anos.

Com 18, mudou-se para o Rio de Janeiro, acompanhando um médico e passando a trabalhar como ajudante de farmácia. Aos 19 trabalhava durante o dia e a noite, já freqüentava a vida noturna carioca, tocando violão, bandolim e cavaquinho.

Aos 20 anos começou a compor e entrou definitivamente no mundo artístico em 1933, quando Almirante e Carmem Miranda gravaram Sexta-feira e Tempo Perdido, respectivamente.

São inúmeros seus sucessos. Entre tantos, podemos citar Atire a primeira pedra, Laranja madura, Leva meu samba, Mulata assanhada, Na cadência do samba, Meu pequenino Mirai e seu sucesso maior, Ai, que saudade da Amélia, esta em parceria com Mário Lago.

O vídeo é praticamente uma raridade, pois há poucas imagens de Ataulfo Alves. Aqui ele canta Pois é, um de seus grandes sucessos, num Show do Dia 7, na Record, acompanhado pelo famoso Regional do Caçulinha. O ano era 1967.






Curiosidades
<> Casou-se com Judite e teve cinco filhos.
<> Com 20 anos tornou-se diretor de harmonia do bloco Fale Quem Quiser
<> Sua obra ultrapassa 320 canções, sendo uma das maiores da MPB.
<> Quando Ai, que saudade da Amélia ficou pornta, foi oferecida a alguns cantores que não quiseram gravar, achando que não seria sucesso.
<> Então o próprio Ataulfo resolveu interpretar o samba.
<> Um de seus filhos, Ataulfo Alves Júnior, seguiu a carreira de cantor.

Nenhum comentário: