quinta-feira, 6 de maio de 2010

Em 3 Tempos - 13


TANCINHA

Em Sassaricando, Globo 1986/1987, Cláudia Raia roubou a cena, literalmente, como Tancinha. Constância de Pádua, tinha aquele sotaque de italiana da Mooca, mas era filha de Aldonza de Pádua (Lolita Rodrigues) que era, pasmem, espanhola.

Como a filha de uma espanhola podia ser "brasiliana" ou "italialeira" da Moóca? Bem isso só Silvio de Abreu pode explicar.

Tancinha fez tanto sucesso que o núcleo central da novela, a trama de Paulo Autram, Tônia Carrero, Irene Ravache e Eva Wilma, ficou em segundo plano, enquanto Cláudia Raia, Alexandre Frota e Marcos Frota assumiram o comando.

Sassaricando fez de Tancinha, o melhor, de Cláudia Raia, não só uma atriz linda e talentosa, como também uma comediante de primeira linha.


PASCOAL

Reinaldo Gianecchini surpreendeu com um galã totalmente fora dos padrões em Belíssima, Globo 2005/2006, também de Silvio de Abreu.

Dando vida a um borracheiro bronco e desajeitado, Pascoal, no fundo era puro de coração. Com o mesmo sotaque "brasiliano" ou "italialeiro", ele teve cenas marcantes com Cláudia Raia (Safira), mas formou uma dupla impagável com Cacá Carvalho (Jamanta).

Pascoal não era propriamente um imigrante, mas sim um cara que simplesmente se enrolava com a língua portuguesa.

Falando em enrosco, o vídeo mostra-o numa das inúmeras cenas de romance/comédia com Cláudia Raia. Silvio de Abreu conseguiu unir, como ninguém, sensualidade e riso numa só sequência.


ODORICO PARAGUAÇU

Simplesmente o Mestre dos Mestres.

Para encerrar essa postagem, Paulo Gracindo dá uma aula de "anti-linguinismo", como o prefeito de Sucupira, Odorico Paraguaçu, em O Bem Amado, Globo 1983, de Dias Gomes, outro Mestre.

Odorico conseguiu ser tão brilhante, sobressaindo-se dentre inúmeros astros reunidos nesta fantástica novela, que O Bem Amado acabou virando seriado entre 1980 e 1984.

"Então nada mais justificante que terminar a terminação com Odorico sendo questionado por grandicistas perguntadores que tentaram dar-lhe um enquadramento, mas não conseguiram devido ao brilhantissismo desse politico oramente brilhantista...", bem deixa prá lá...


Nenhum comentário: