sexta-feira, 7 de maio de 2010

Novelas - 25


Levada ao ar pela Manchete, de 27 de março a 10 de dezembro de 1990, às 21h30, Pantanal foi um dos melhores trabalhos de Benedito Ruy Barbosa. Dirigida por Jayme Monjardim, Carlos Magalhães, Marcelo de Barreto e Roberto Naar. Foi reprisada quatro vezes, sendo a última no SBT.

Teve nos papéis principais Cláudio Marzo (José Leôncio/Veio do Rio), Jussara Freire (Filó), Ítala Nandi (Madeleine), Marcos Winter (Jove), Cristiana Oliveira (Juma Marruá) e Marcos Palmeira (Tadeu).

Contou ainda com um elenco estelar com participações marcantes de Elaine Cristina (Irma), Ângela Leal (Maria Bruaca), Luciene Adami (Guta), Sérgio Reis (Tibério), Almir Sater (Trindade), Ângelo Antonio (Alcides), Antônio Petrin (Tenório), Rosamaria Murtinho (Zuleika), Nathália Timberg (Mariana), Paulo Gorgulho (Zé Lucas de Nada) e Cássia Kiss (Maria Marruá).

A história de José Leôncio, fazendeiro poderoso do Pantanal que em viagem ao Rio de Janeiro, apaixona-se por Madeleine, mulher rica e mimada. Os dois se casam e vão morar na fazenda. Ela não se adapta à vida rural e acaba, grávida, fugindo e voltando ao Rio, onde nasce o filho Joventino (Jove).

Zé Leôncio tenta reaver o filho em vão. Então segue a vida na fazenda vivendo com Filô, mãe de Tadeu, outro filho dele. Vinte anos depois, Jove encontra o pai e tenta viver no Pantanal, mas as diferenças são grandes e há muitos conflitos.

Rejeitado pelos peões, Tadeu resolve voltar para o Rio, mas leva junto Juma, de quem estava enamorado. Aí é a vez dela não se adaptar à cidade grande. Então Tadeu resolve voltar ao Pantanal com ela. Juma é uma mulher rude de vida sempre difícil e – tal como a mãe, já falecida – vira onça, quando nervosa e acuada.

O lado sobrenatural envolve Juma e sua mãe Maria Marruá, que transformam-se em onça. Há também o Veio do Rio, na verdade o espírito do pai de Zé Leôncio, que vira sucuri. Já Trindade teria um pacto com o diabo.

Há o núcleo do fazendeiro Tenório, vizinho de Zé Leôncio, que vive entre duas famílias. Na fazenda tem a mulher Maria Bruaca e a filha Guta. No Rio tem a mulher Zuleika e mais três filhos.

O vídeo mostra um dos momentos mais emocionantes da novela, os momentos finais do último capítulo, após a morte de Zé Leôncio.



Curiosidades
<> Durante anos a novela ficou engavetada na Globo, que não se dispunha a levar ao ar uma trama rural.
<> Quando Benedito foi contratado pela Manchete, realizou o sonho de fazer a novela que acabou sendo retumbante sucesso, batendo de frnte com a própria – e apavorada – Globo.
<> Benedito, quando na Globo, só escrevia para o horário das 18h. Após Pantanal, foi recontratado e ganhou, finalmente, o horário nobre da emissora, quando escreveu Renascer, outro grande sucesso.
<> Carolina Ferraz não queria atuar em Pantanal. Trabalhou após ser ameaçada de demissão pela Manchete.
<> O sucesso de Pantanal obrigou a Globo a esticar os capítulos de Rainha da Sucata até mais tarde. Depois levou ao ar Araponga, reunindo o que tinha de melhor em termos de elenco disponível, mas essa novela não rendeu a audiência esperada.
<> Era pensamento da Manchete ter Glória Pires como Juma, papel que acabou sendo de Cristiana Oliveira.
Alguns atores do elenco de pantanal que já faleceram: Luiz Armando Queiroz, Flora Geny, João Alberto Carvalho, Rômulo Arantes, Leila Lopes, Rubens Correa, Alexandre Lippiani, Xandó Batista, Jofre Soares, Buza Ferraz e o diretor Marcelo Barreto.

Nenhum comentário: