segunda-feira, 11 de maio de 2009

Aberturas - 5 e Grandes Programas - 5

Repórter Esso

Um dos mais famosos telejornais da TV brasileira foi o Repórter Esso.

Levado ao ar a partir de 1º de abril de 1952, na Tupi, o noticioso já era veterano em rádio e um dos mais credibilizados.

No rádio, era transmitido em São Paulo pela Rádio Tupi e no Rio de Janeiro pela Rádio Globo.

Numa época em que ainda não existiam as redes de televisão, o Repórter Esso já era apresentado nas mais diversas capitais brasileiras, mas em cada cidade com seus apresentadores e suas notícias.

Os mais famosos eram os programas que iam ao ar em São Paulo, com Kalil Filho e Rio de Janeiro, primeiro com Luiz Jatobá e depois Contijo Teodóro.

Mas era apresentado também em outras emissôras como TV Itacolomi (Minas), TV Piratini (Rio Grande do Sul) e TV Rádio Clube (Pernambuco), entre outras.

A maioria do conteúdo vinha da Agência Nacional e UPI (United Press International) e conforme já dizia o nome, era patrocinado pela gigante do petróleo Esso e veiculado em diversos países, sempre priorizando notícias de interesses americanos.

Com o criativo bordão "o primeiro a dar as últimas", o Repórter Esso foi referência em jornalismo falado e televisado por muitos anos.

O vídeo mostra a famosa abertura e as primeiras notícias de uma das edições do Rio de Janeiro. Notem que não havia o recurso do telepropter e o locutor lê literalmente as notícias que eram datilografadas em laudas.


Esse vídeo é o da última edição do noticioso. Na verdade não trata-se de um vídeo, mas da sonora da última edição em rádio. Reparem na emoção do locutor, que chega a chorar no ar.


Curiosidades
<> O bordão "testemunha ocular da história" ficou muito famoso.
<> A última edição foi ao ar em 31 de dezembro de 1970
<> Por pouco mais de um ano o Repórter Esso, na Tupi foi concorrente do Jornal Nacional da Globo.

Nenhum comentário: