segunda-feira, 30 de março de 2009

Tributo - 36

Ankito

Nascido Anchizes Pinto em São Paulo, 26 de fevereiro ou 26 novembro de 1924 (não há um registro correto) e falecido de 30 de março de 2009, de câncer de pulmão, aos 84 ou 85 anos.

Um dos maiores nomes da chanchada no Brasil, Ankito nasceu em família circense, sendo filho do palhaço Faísca e sobrinhbo do famoso Piolim. Aos sete anos, passou a atuar profissionalmente no globo da morte. Anos mais tarde atuou no Cassino da Urca como acrobata, o que lhe rendeu cinco vezes o título de campeão sulamericano de acrobacia, que na época era considerado um esporte.

Em teatro, contracenou com os maiores nomes como Grande Otelo, e as melhores vedetes dos anos 50.

No cinema esteve presente em inúmeras chanchadas, tendo participado – e em muitos como protagonista – de 56 filmes como Marujo por Acaso, Um Candando na Belacap, Metido a Bacana entre tantos outros.

Em televisão iniciou na Tupi e participou de inúmeros programas humorísticos. Passou também pela Record, Bandeirantes... Na Globo além dos humorísticos também fez novelas como Gina, Marina, A Sucessora, Alma Gêmea e muitas minisséries.
O vídeo mostra cena do filme Pé na Tábua de 1957, onde Ankito contracena com Renata Fronzi. Agradecimentos ao site Canal Memória.



Curiosidades
<> Deixou viúva a atriz Denise Casais.
<> Formou com Grande Otelo uma dupla famosíssima, a partir de 1966 até praticamente a morte do amigo.
<> Atuou também em O Sítio do Picapau Amarelo fazendo os personagens “Soldadinho de Chumbo” e “Curupira”.
<> Fazia parte do elenco fixo do programa global Zorra Total.

Nenhum comentário: