segunda-feira, 30 de março de 2009

Novelistas - 4

Marcos Rey

Nascido Edmundo Donato, São Paulo, 17 de fevereiro de 1925 e falecido também em São Paulo, 1 de abril de 1999, Marcos Rey foi escritor, tradutor, novelista e cineasta.

Descendente de italianos herdou do pai, grafico que trabalhava na Editora Monteiro Lobato, o gosto pela leitura. Seu irmão mais velho, Mário Donato, também é escritor e tradutor.

Em televisão, Marcos Rey redigiu programas e adaptou clássicos como O Príncipe e o Mendigo e A Moreninha, entre outros, e foi roteirista de Vila Sésamo, além de participar do grupo de redação de O Sítio do Picapau Amarelo.

No cinema escreveu vários roteiros de pornochanchadas, produzidas em São Paulo, na chamada Boca do Lixo, como As Cangaceiras Eróticas e O Inseto do Amor, entre outras.
Morreu de câncer no fígado.

O vídeo mostra cena da novela A Moreninha, da Globo, adaptada por Marcos Rey e protagonizada por Nívea Maria, no auge de sua beleza. Aparecem também Henriqueta Brieba, Tessy Calado e Léa Garcia.



Curiosidades
<> Foi tradutor, em conjunto com o irmão de livros em inglês.
<> Dedicou-se principalmente às obras voltadas ao público juvenil, mas também destacou-se escrevendo romances, crônicas e contos.
<> Na década de 90 tornou-se colunista da revista Veja São Paulo, deixando 175 crônicas naquela publicação.
<> Escreveu também romances policiais e gostava muito, em suas obras, de retratar a cidade de São Paulo.

Nenhum comentário: