segunda-feira, 30 de março de 2009

Programas de Humor - 4



Chico City

Levado ao ar pela Globo, de 1973 a 1980, Chico City tinha como figura central o humorista Chico Anysio que dava vida a uma extensa galeria de personagens na fictícia cidade que levava o nome do programa.

Chico City era um vilarejo nordestino, cujo prefeito era o populista e corrupto Valfrido Canavieira que, soube-se depois, era filho do Professor Raymundo. Havia um jornal de oposição e na rádio, fazia sucesso o locutor Roberval Taylor.

Nos comícios de Canavieira apresentava-se o grupo Baiano e os Novos Caetanos (alusão à Caetano [Veloso] e Os Novos Baianos. A música Vô Batê Pá Tú acabou sendo grande sucesso no Brasil e até mesmo no exterior.

Pantaleão, o maior mentiroso do Brasil morava na cidade, contando seus “causos”, sempre com a cumplicidade da mulher Terta. O protejido do casal era Pedro Bó.

Chico Anysio protagonizava os principais quadros, mas haviam alguns que eram exclusivos de outros humoristas como o Beleza (Carlos Leite), Bertoldo Brecha (Mário Tupinambá).

O programa sempre terminava com o preto velho Véio Zuza, com quem todos na cidade iam se “consultar”.

Chico City cresceu e tornou-se metrópole e, com isso, novos personagens foram criados como Tavares com sua mulher Biscoito, o jogador em fim de carreira Coalhada, Bozó, Quem-Quem, Professor Raymundo, Nazareno, Coronel Limoeiro e inúmeros outro de sua coleção de mais de 200 personagens.

Seria praticamente impossível mostrar todos os personagens. Mas selecionamos alguma coisa que possa remeter os mais velhos às deliciosas lembranças e os mais novos a matar a curiosidade.













Curiosidades
Depois do fim do programa, Chico teria na Rede Globo outras atrações, como Chico Total (duas versões. Uma mensal no inicio dos anos 80 e outra semanal em 95), Estados Anysios de Chico City, O Belo e as Feras, Escolinha do Professor Raymundo e o antológico Chico Anysio Show.
Geralmente a família de Chico sempre trabalhava. Os filhos, a irmã, a esposa...

Nenhum comentário: