domingo, 29 de março de 2009

Cantores - 3

Tim Maia

Nascido Sebastião Rodrigues Maia, no Rio de Janeiro, 28 de setembro de 1942 e falecido em Niterói, 15 de março de 1998, aos 55 anos, após sentir-se mal durante um show e ser hospitalizado.

Penúltimo filho de 19 irmãos, ainda adolescente começou a compor músicas. Quando iniciou a carreira artística, foi pioneiro ao trazer o estilo soul para a MPB, com sua voz grave, forte e carregada. Começou como baterista no grupo Tijucanos do Ritmo.

Em 1957 fundou o grupo Os Sputniks, do qual participavam Roberto Carlos e Erasmo Carlos. Em 1959 morou nos Estados Unidos onde estudou inglês e teve seus primeiros contatos com a soul music, chegando a participar do grupo The Ideals. Ficou quatro anos em terras de Tio Sam e voltou, deportado, ao Brasil.

Em 1970 gravou seu primeiro LP, ficando nas paradas no Rio de Janeiro por 24 semanas seguidas. Conseguiu com este disco, emplacar quatro sucessos como Primavera, Coronel Antonio Bento, Azul da Cor do Mar e Eu Amo Você, além da música These are the Songs, que seria gravado por Elis Regina.

Daí por diante não parou mais de fazer sucesso com músicas românticas ou balanços. Foram sucessos em sua voz hits como Chocolate, Não Quero Dinheiro (Só Quero Amar), Gostava Tanto de Você , entre tantas outras.

Se nos palcos o sucesso foi seu companheiro fiel, em sua vida pessoal vivia em eterna luta. Romântico ao extremo, reclamava que não tinha sorte no amor. Reclamava que as pessoas só se aproximavam dele por interesses, etc.

Envolveu-se com álcool e drogas e ficou famoso por não cumprir horários e compromissos, além de reclamar em público do som em seus shows.



Deixou uma viva lembrança em seu sobrinho Ed Motta.

O vídeo mostra um encontro simplesmente maravilhoso entre Fábio, Tim Maia e Hildon. Na música Velho Camarada. Em termos de romantismo, um momento dos mais lindos na MPB, no final doa anos 70.


Já este vídeo mostra todo o swing e balanço de Tim Maia, já mais maduro, interpretando Gostava Tanto de Você em que Tim Maia, revive o sucesso. Essa música foi feita para um grande amor que morreu precocemente. Reparem na letra a mensagem de dor e saudade, embora o ritmo seja um balanço muito legal e animado.

Nenhum comentário: