quinta-feira, 2 de abril de 2009

Grandes Humoristas - 19

Palhaço Torresmo

Nascido Brasil José Carlos Queirolo no Espírito Santo do Pinhal/PR, 4 de abril de 1918 e falecido em São Paulo, 19 de agosto de 1996.

Seu pai era José Carlos Queirolo, o Palhaço Chicharrão, nascido no Uruguai, e sua mãe, Graciana Cassano Queirolo, atriz nascida na Argentina. Da família Queirolo, tradicional no circo, Torresmo foi o primeiro a nascer no Brasil, de onde saia apenas para temporadas de apresentação. Entrou pela primeira vez no picadeiro com três anos de idade, usando o nome de Chicharrãozinho.

A foto, à direita, mostra o programa Club do Papai Noel, na década de 50, na Tupi. A partir da esquerda, Fuzarca, a garota Sonia Maria Dorce, Homero Silva o apresentador e Torresmo.
Foi cantor de tangos desde criança e melodias mexicanas. Também poeta e compositor tendo, em sua carreira, gravado 80 discos, sempre voltados à criançada. Músico, Torresmo tocava – e bem – saxofone, violino e marimba.

Como palhaço, propriamente dito, Torresmo estreou em Juiz de Fora/MG, ao lado do pai e do tio, o Palhaço Harres. Torresmo foi pai de Gladismary e de Brasil José Carlos, que tornou-se o Palhaço Pururuca.

Torresmo trabalhou com os maiores de sua época como os palhaços Piolim, Arrelia e Fuzarca, sendo que com este último formou uma dupla das mais famosas. Após a morte de Fuzarca, em 1964, assumiu a dupla com o filho Pururuca, então com 15 anos, fazendo um dueto também famoso e por demais querido.

Em televisão, iniciou na Tupi, estreando no dia 12 de outubro de 1950 (dia das Crianças), mas passou por todas as emissoras de São Paulo, com destaque para a Bandeirantes.

Torresmo dizia que queria morrer sentado à sombra de uma grande árvore, vendo crianças brincando.

Curiosidades
<> Em sua carreira, adotou vários nomes artísticos como: Chicharrãozinho, Bombomzinho, Berimbau, Fubeca e Catatau.
<> Seu filho Pururuca mantém um restaurante na Serra da Cantareira, em São Paulo, onde, ao lado, Torresmo apresentava-se gratuitamente, aos domingos, divertindo a criançada.
<> Alguns dos programas que tiveram a participação do palhaço: Calouros Mepacolan, Zás-Trás, Gurilândia, Gincana Kibon e outros.
<> Durante 14 anos foi funcionário da Delegacia do Tesouro Nacional. Recebeu Medalha Anchieta, da Câmara Municipal de São Paulo e título de Cidadão Emétito Pinhalense, de São José dos Pinhais, sua terra natal.

Nenhum comentário: