sexta-feira, 12 de setembro de 2008

Novelas 5

Irmãos Coragem

Novela de Janete Clair, dirigida por Daniel Filho e Milton Gonçalves, levada ao ar pela Globo, em preto-e-branco, de 29 de junho de 1970 a 15 de junho de 1971, totalizando 328 capítulos.

No elenco os principais nomes foram Tarcísio Meira (João Coragem), Glória Menezes (Lara, Diana e Márcia), Cláudio Cavalcante (Jerônimo Coragem), Lúcia Alves (Potira), Cláudio Marzo (Duda Coragem) e Regina Duarte (Ritinha). Destaques ainda para Gilberto Martinho (coronel Pedro Barros), Zilka Salaberry (Sinhana), Emiliano Queiroz (Juca Cipó) e Carlos Eduardo Dolabela (delegado Diogo Falcão).

Na cidade interiorana de Coroado, em Goiás, trava-se a luta entre os irmãos Coragem (João, Duda e Jerônimo) contra as tiranias do coronel Pedro Barros. João, que trabalha num garimpo, acha um enorme diamante e este some misteriosamente.

Há um caso de amor impossível entre João e Lara, filha de Pedro Barros, mas esta é uma mulher de três diferentes personalidades: Lara é uma mulher reprimida, Diana Lemos, esfuziante e inconseqüente e Márcia, a personalidade que prevalece que acaba sendo o ponto de equilíbrio entre as outras duas.

Jerônimo ama Potira, uma índia, sua irmã de criação e Duda é o irmão mais cosmopolita, vivendo no Rio de Janeiro, onde joga no Flamengo, mas apaixona-se por Rita de Cássia, garota meiga e caipira, cujo pai, Dr. Maciel (Ênio Santos) é alcoólatra.

Coronel Pedro Barros comanda os destinos da cidade e tem em Juca Cipó seu capanga totalmente atormentado mentalmente.

Após o sumiço do diamante trava-se uma grande luta entre os aliados de João e Pedro Barros e seus comandados. Uma queda de braço que vai até o último capítulo, quando num acesso de loucura Pedro Barros incendeia Coroado e morre queimado e João, também num acesso de loucura, acha o diamante e o quebra em mil pedaços...

O vídeo mostra o primeiro grande momento da novela, quando João acha o diamante que mudaria para sempre a vida de Coroado e sua própria vida.


O vídeo abaixo mostra Glória Menezes contracenando com Renato Master. Mostra as transformações de personalidade de Lara. Magistral interpretação de Glória Menezes.



Curiosidades
<> Janete misturou faroeste, futebol e romance criando uma química perfeita, principalmente porque se vivia o clima da Copa do Mundo de 70. Com isso Irmãos Coragem foi a primeira novela em que o público masculino assumiu que parava para ficar diante da TV.
<> Cláudio Marzo e Regina Dfuarte deixaram a novela antes do final. O desfecho de seus personagens Duda e Ritinha foi antecipado para que pudessem estrelar a novela Minha Doce Namorada, também na Globo.
<> É a terceira mais longa novela da TV brasileira, perdendo apenas para Redenção (Excelsior) e A Grande Mentira (Globo).
<> A cidade cenográfica de Coroado foi erguida onde hoje é o Barra Shopping, no Rio de Janeiro.
Durante a novela uma tempestade destruiu parte da cidade cenográfica e um helicóptero fotografou e a ficção misturou-se à realidade no dia seguinte, quando o jornal carioca O Dia publicou a foto com a manchete “O Rio está inundado”.
<> Um remake, em 1995, tendo nos principais papéis Marcos Palmeira, Marcos Winter e Ilya São Paulo como os irmãos, voltou à programação global, mas o sucesso jamais foi o mesmo.

Nenhum comentário: