sábado, 13 de setembro de 2008

Novelas 5 A

Irmãos Coragem – Curiosidades

Primeiro grande sucesso em rede nacional e primeira telenovela assumidamente assistida pelo público masculino, Irmãos Coragem teve muitas curiosidades de bastidores.

Na postagem Novelas 5 já falamos sobre a novela e aqui trazemos mais curiosidades:

<> Segundo relata o diretor Daniel Filho no livro Antes Que Me Esqueçam, “acho que foi a primeira vez que uma novela estourou de ponta a ponta no Brasil, atingindo índices fantásticos de audiência. Deu mais audiência que a final da Copa do Mundo de 70 entre Brasil e Itália. O jogo foi num domingo e, no dia seguinte, a audiência da novela foi maior”.

<> Apesar da séria atuação da censura, Janete conseguiu, com maestria, dribla-la. Não havia muita diferença entre o Coronel Pedro Barros e o presidente Médice. Em Coroado o prefeito era capacho, a polícia corrupta e o coronel era a lei.

<> Em 1970 houve, no Brasil, eleições para senador e vereadores. Na novela, Jerônimo Coragem era candidato a vereador. Na vida real, Jerônimo Coragem recebeu expressiva votação. É claro que esses votos foram anulados, mas mostrou bem a insatisfação dos brasileiros com relação à política no País.

<> Para escrever sobre Duda que deixava Coroado para ser jogador do Flamengo, Janete recebeu assessoria do jornalista João Saldanha.

<> As cenas do garimpo, na trama em Coroado, interior de Goiás, na verdade eram feitas na Serra de Teresópolis, no Rio.

<> Durante as gravações, a atriz Glória Menezes contraiu meningite, sendo obrigada a afastar-se das gravações por mais de um mês. As gravações, entretanto, estavam tão adiantadas, que ninguém percebeu sua ausência.

<> Regina Duarte engravidou de seu primeiro filho – André – durante a novela. A solução foi “engravidar” Ritinha que deu à Luz a menina Gabriela. Em 1973, Regina engravidou novamente e, desta feita, nasceu uma menina, que acabou recebendo o nome de Gabriela Duarte.

<> Na versão de 1995, Gabriela Duarte viveu a própria Ritinha, papel que em 1970 foi de sua mãe.

<> Diferente do que muitos divulgam, não foi a estréia de Sônia Braga na TV.

O Vídeo mostra atuação de Regina Duarte e Cláudio Marzo. Ritinha chega encantada no Rio de Janeiro.


Cena antológica de Irmãos Coragem, no último capítulo, quando alucinado, João quebra o diamante.

Na postagem sobre Janete Clair, mais abaixo, há outra cena absolutamente antológica, mostrando a morte de Jerônimo (Cláudio Cavalcante) e Potira (Lúcia Alves). Vale a pena rever.

Nenhum comentário: