quarta-feira, 10 de setembro de 2008

Novelas 4


Redenção

Novela de Raimundo Lopes, dirigida por Dionísio de Azevedo, Waldemar de Moraes e Reynaldo Bouri, levada ao ar pela TV Excelsior de 16 de maio de 1966 à 2 de maio de 1968, totalizando 596 capítulos.
As fotos mostram uma propaganda de divulgação da novela na Revista InTerValo com foto do Francisco Cuoco e Maria Aparecida Baxter, a Dona Marocas, grande destaque da atração.

No elenco os principais nomes eram: Francisco Cuoco (dr. Fernando Silveira), Miriam Mehler (Ângela), Maria Aparecida Baxter (Dona Marocas), Lourdes Rocha (Marisa), Márcia Real (Lola), Rodolfo Mayer (Juvenal), Lélia Abramo (Carmela) e Vicente Leporace (Carlo).

Tratava da chegada à cidade de Redenção do médico Fernando Silveira, que logo despertava a paixão de três jovens: Lola, Marisa (a malvada filha do prefeito Juvenal) e Ângela (filha do sapateiro Carlo), com quem se casa. Depois da morte de Ângela, o médico passa a conviver com as armações de Marisa. Mas a pergunta que movia a trama era: será que Fernando Silveira era realmente um médico?

Mantém até hoje o posto de novela mais longa da televisão brasileira. Originalmente não deveria ser, mas o estrondoso sucesso fez com que o autor fosse esticando a trama que, mesmo assim, não deixou de despertar o interesse.

Curiosidades
<> Redenção firmou definitivamente Francisco Cuoco como grande galã de novelas.
<> Foi a primeira novela a ganhar uma cidade cenográfica, construída numa grande área em São Bernardo do Campo, onde hoje está a Cidade da Criança.
<> Na passagem da primeira para a segunda fase, Dona Marocas deveria morrer. O sucesso da personagem, magistralmente interpretada por Maria Aparecida Baxter, fez com que o público exigisse sua permanência.
<> Isso fez com que Redenção protagonizasse o primeiro transplante de coração do Brasil. O dr. Fernando fez o transplante e Dona Marocas não morreu.
<> Redenção já havia sido sucesso na Rádio Mayrink Veiga, em 1957, escrita pelo próprio Raimundo Lopes.

Nenhum comentário: