sábado, 29 de março de 2008

Mitos 3

Adoniran Barbosa

(Nas fotos Adoniran e sua cachacinha e com os Demônios da Garoa, o grupo que mais deu vida aos sucessos do gênio)

João Rubinato nasceu em Valinhos em 6 de agosto de 1910 e morreu em São Paulo em 23 de novembro de 1982. Ator, comediante, cantor e compositor, ele criou várias personagens, inclusive Adoniran Barbosa, que acabou confundindo-se com o próprio Rubinato e tomou-lhe a identidade: sumiu João Rubinato, nasceu Adoniran Barbosa. Charutinho foi outra personagem criada por ele, que ficou famoso.

Filho de imigrantes italianos de Veneza, Adoniran transformou-se no mais importante nome do samba paulista. Seu sotaque, a voz rouca e seu modo errado de falar viraram marca registrada e até hoje não se sabe se ele falava mesmo errado ou era mais uma das suas personagens.
Compositor de primeira encontrou parceria perfeita com o grupo Demônios da Garoa que deram vida às suas músicas mais famosas, como Trem das Onze, Saudosa Maloca, Samba do Arnesto, As Mariposas, Iracema e Tiro ao Álvaro entre inúmeras outras.
Foi homem de rádio, cinema e televisão. Foi ator de novelas na Record e Tupi. Na primeira versão de Mulheres de Areia, na Tupi, fazia uma personagem que se dizai autor dos sambas de Adoniran...

Idolatrado em bairros paulistanos como Bixiga, Jaçanã e Casa Verde, Adoniran morou muitos anos, até o final de sua vida, na Cidade Ademar, bairro da Zona Sul de São Paulo. Em sua casa havia uma grande e vistosa caixa d’água onde mandou pintar um trem, o Trem das Onze.
O primeiro vídeo mostra a música Samba do Arnesto e uma linda passagem de tempo, mostrando a São Paulo de Adoniran e nos tempos de hoje.
O outro registra um encontro histórico entre Adoniran e Elis Regina em 1978. Simplesmente sensacional. Sem palavras, só vendo mesmo.





Curiosidades
<> Adoniran também foi homem de circo tendo vivido muito nos picadeiros Brasil afora
<> A personagem Charutinho nasceu no programa Histórias das Malocas, que ele apresentava em 1955 na Rádio Record.
<> Apesar de inúmeras músicas de sucesso, Adoniran gravou apenas três LPs, entre 1973 e 1980.
<> Morreu quase que no esquecimento. Andava pelas ruas da Cidade Ademar e freqüentava uma padaria onde tomava sua cachaçinha-amiga e presenteava a garotada com balas e doces.
<> Vítima de parada cardíaca, seu enterro foi modesto, com poucas pessoas e nenhuma “otoridade”.

Nenhum comentário: