sábado, 29 de março de 2008

Automobilismo 1


Jean-Marie Balestre

A foto mostra Nelson Piquet com Balestre. Piquet estaria fazendo o “V” da vitória e o ângulo da foto não o favoreceu?

Morreu dia 28 de março, aos 86 anos, Jean-Marie Balestre, ex-presidente da FIA (Federação Internacional de Automobilismo). Ele vivia em Paris e as causas da morte não foram divulgadas.
Balestre foi um dos mais polêmicos dirigentes do automobilismo mundial, tendo se envolvido nas mais diversas polêmicas.

Uma das polêmicas que causou maior estardalhaço envolveu o piloto brasileiro Ayrton Senna. Ele também chegou às turras com Bernie Ecclestone outro dirigente polêmico do automobilismo.

No caso de Senna que no final dos anos 80, inicio dos 90 mantinha grande rivalidade com Alain Prost, dividindo a supremacia da Fórmula 1. Senna chegou a acusar publicamente Balestre de favorecer Prost. Por isso Balestre ameaçou a tirar a superlicença do brasileiro se este não pedisse desculpas.

Por outro lado, foi um dos presidentes que lutou intensamente pela segurança nas pistas.

3 comentários:

Daniel Nápoli disse...

Realmente, Balestre foi muito polêmico e favorecia demais Prost, mas mesmo assim, Senna consegiu vencer 3 campeonatos e até hoje é lembrado como um dos, senão o melhor, piloto de todos os tempos da F-1.

zepaulojan disse...

Acho que na foto não é a mão do Piquet fazendo V da vitória. Dá para ver o braço esquerdo dele abaixado ao lado do corpo. Deve ser a mão de outra pessoa.

Moura Nápoli disse...

Tem razão Zé Paulo. Ainda bem que não coloquei como afirmação, né?
Agora, veja se você concorda comigo: pelo seu temperamento e pela sua irreverência, bem que o Piquet poderia estar fazendo mesmo... Acho que ele não fez por mera falta de oportunidade.