sábado, 29 de março de 2008

Grandes Humoristas 15


Mussum

Nascido no Rio de Janeiro em 7 de abril de 1941 e falecido em São Paulo em 29 de julho de 1994, Antonio Carlos Bernardes Gomes, o Mussum, foi músico e humorista.

Como músico, integrou o grupo Os Originais do Samba e como humorista, integrou Os Trapalhões.

De origem humilde e nascido num morro carioca, pertenceu as Forças Armadas até fundar o grupo Os Sete Modernos, que deu origem a Os Originais do Samba. Sempre exibindo uma coreografia previamente ensaiada, o grupo fez sucesso na TV em carreira solo ou acompanhando grandes sambistas. O sucesso fez com que o grupo se apresentasse em vários países.

No final dos anos 50 é convidado para participar de um programa humorístico de TV, mas recusa. Finalmente em 1965, aceita um convite e integra o elenco do programa Bairro Feliz, da Globo (então TV Paulista). Nos bastidores desse programa, Grande Otelo deu-lhe o apelido de Mussusm.

Em 1969, seguindo como cantor, é convidado por Wilton Franco para integrar um humorístico a ser lançado na TV Excelsior com Renato Aragão e Dedé Santana. Novamente recusa, mas Dedé acaba por convence-lo. Já na Globo com Os Trapalhões, seus compromissos obrigaram-no a abandonar Os Originais do Samba.

Mussum morreu numa frustrada tentativa de transplante de coração.

O vídeo mostra Mussum num quadro do programa Os Trapalhões

O outro é histórico. Mostra Os Originais do Samba acompanhando a cantora Márcia (esposa do narrador esportivo Silvio Luis, que aparece no final para dar um beijo na mulher). A música foi uma das finalistas dos Festival da Record de 1969. (Agradecimento ao site Mofo TV)






Curiosidades
<> O Apelido Mumu da Mangueira veio da paixão que tinha pela Escola de Samba carioca, da qual fazia parte da direção de harmonia.
<> Seu modo de falar introduzindo o “is” e o “evis” no final das palavras ficou famoso. Ele também popularizou a palavra “me” como sinônimo de pinga, cachaça.
<> Deixou um filho, Mussunzinho, que nem chegou a conhecer.
<> No cinema foram 27 filmes.
<> Em 1969 trabalho na Escolinha do Professor Raimundo, na Tupi

Nenhum comentário: