domingo, 6 de janeiro de 2008

Seriados 14


Zorro

Após ter feito sucesso no cinema à exaustão e entendendo que o herói já não tinha futuro, Jonhston McCulley vendeu os direitos de Zorro ao amigo Mitvhell Gertz, que apresentou um projeto à Walt Disney em 1952.

Disney se entusiasmou com a idéia e ofereceu um seriado à rede ABC. Os executivos da emissora, entretanto, queriam primeiro ver um filme piloto, o que Disney recusava apresentar.
O impasse durou meses e Disney resolveu engavetar o projeto. Em seu lugar surgiu o projeto da série Daniel Boone, estrelado por Fess Parker, que acabou entrando à história por ser o primeiro herói de carne e osso criado por Disney. O sucesso foi tão estrondoso que serviu para Disney fazer boa parte da construção da Disneylândia com os lucros da série.

Anos mais tarde, porém, Disney precisava de mais dinheiro e resolveu tirar Zorro da gaveta, voltando a apresenta-lo à ABC que, desta vez, não hesitou em produzi-lo. Zorro estreou em 10 de outubro de 1957 teve 82 capítulos e é sucesso no mundo inteiro até hoje.

O enredo diz que após concluir seus estudos na Espanha, o jovem Don Diego de La Vega (Guy Willians) retorna à Califórnia, encontrando-a sob domínio e tirania do cruel Capitão Monastério (Britt Lomond). Para combater o vilão e seu exército, comandado pelo trapalhão Sargento Garcia (Henry Calvin), Diego acentua seus modos finos e educados para encobrir sua real personalidade que surge sob a máscara de Zorro.

As façanhas de Zorro, sempre em ajuda aos fracos e oprimidos, são auxiliadas pelo fiel criado Bernardo (Gene Sheldon).
Vários testes foram feitos para se escolher o herói. Participaram entre outros: Hugh O’Brian, John Lupton e David Jansen. Quando Disney viu o teste do então jovem e pouco conhecido Guy Willians, mandou suspender tudo, pois já havia achado o ator certo e definitivo.

Em 1961, devido a problemas entre a ABC e Disney, o projeto foi encerrado, apesar de estar no auge do sucesso. Guy Willians continuou por algum tempo usando a capa e a espada em aparições na Disneylândia.

O vídeo mostra a celebre abertura do seriado.





Curiosidades

<> Disney construiu praticamente uma cidade para as filmagens.
<> As espadas eram verdadeiras e as lutas aconteciam sem qualquer proteção, o que provocou ferimentos em Britt Lomond (Capitão Monastério) e em Tony Russell, que feriu-se no olho.
<> Duas diferenças entre o seriado de Disney e os filmes anteriores: no seriado o cavalo de Zorro chama-se Tornado e é preto, no cinema chamava-se Silver e era branco; no seriado o fiel escudeiro é o criado Bernardo e no cinema era o índio Tonto.
<> Zorro abriu o caminho do estrelato para Guy Willians, que depois viria a ser John Robinson de Perdidos no Espaço.
<> Além do salário, Willians recebeu 2,5% dos lucros da série.
<> Na maioria dos episódios Henry calvin, na pele do Sargento Garcia, acabava roubando as cenas com uma atuação impecável.

Um comentário:

Wilton Sturm disse...

Primeiramente, um abraço ao Moura pela iniciativa!!

Aprendi a gostar do Zorro (desse Zorro pois o que contracena com o índio Tonto vi pouca coisa e não gostei muito) com meu pai!!

A página http://www.guywilliams.net apresenta coisas legais do Guy Williams!!

Bom 2008!!