domingo, 13 de janeiro de 2008

Mitos 2


Paulo Autran

A ilustração é do premiado cartunista Rucke. Você pode contata-lo para fazer ilustrações, charges, cartuns, etc. É só entrar em contato conosco deixando um comentário.

Ele nasceu em 7 de setembro de 1922, no Rio de Janeiro e morreu em 12 de outubro de 2007, em São Paulo.

Filho de delegado de polícia, formou-se em Direito pela Faculdade de São Francisco em 1945, quando pensava em ser diplomata, mas já participava de peças teatrais amadoras.

Profissionalmente foi convidado a atuar na peça Um Deus dormiu lá em casa, no TBC – Teatro Brasileiro de Comédia, em 1949, incentivado pela amiga Tônia Carrero.

Com o sucesso da peça, que resultou em prêmios ao então jovem ator, Autran largou a advocacia, passando a dedicar-se exclusivamente à carreira artística, fazendo cinema e televisão, mas sempre dando preferência ao teatro, onde tornou-se um mito.
Em 1999, após vários anos vivendo junto, Paulo Autran oficializou sua união com a atriz Karin Rodrigues.

Debilitado fisicamente e após algumas internações, Paulo Autran morreu aos 85 anos. Seu corpo foi velado na Assembléia Legislativa de São Paulo e seus restos foram cremados no cemitério de Vila Alpina.

Uma cena antológica de Paulo Autran em novelas foi dividida com Fernanda Montenegro quando num café da manhã há uma verdadeira guerra entre Bimbo e Charlô em Guerra dos Sexos (Globo 1983). Destacamos entretanto, a cena final dessa novela, quando Paulo Autran e Fernanda Montenegro contracenam com Paulo Autran e Fernanda Montenegro.



Curiosidades

<> Embora fazendo pouco cinema, sua participação em Terra em Transe, clássico de Glauber Rocha, foi marcante.
<> Embora sabendo estar com câncer de pulmão, não deixou nunca de fumar. Mesmo gravemente enfermo, chegava a fumar quatro maços de cigarro por dia.
<> No teatro, de 1947 a 2006 foram 90 peças. No cinema, de 1953 a 2007, foram 11 filmes e em televisão, entre novelas e especiais, de 1960 a 2004 foram nove participações.
<> Paulo Autran ainda fez rádio com programetes em 1957 e 2007.
<> Foram inúmeros os prêmios que o ator recebeu, principalmente pela sua atuação teatral.

Nenhum comentário: