sábado, 1 de dezembro de 2007

Seriados 11 A

Sobre os artistas de Jeannie é um Gênio

Bárbara Eden

Nasceu Barbara Jean Moorehead, em 23 de agosto de 1934 nos Estados Unidos. Aos 17 anos foi eleita Miss San Francisco. No fim de 1957, conheceu o ator Michael Ansara com quem se casou em 17 de janeiro de 1958. Quando a produção de Jeannie foi autorizada, descobriu que estava grávida. Ficou muito feliz e pensou em desistir do projeto. Mas Sidney Sheldon convenceu a todos que ela deveria ser mantida e sua condição de grávida disfarçada. Seu filho, Matthew Ansara, nasceu em 29 de agosto de 1965.

Em 1973 seu casamento com Michael Ansara chegou ao fim. Algum tempo depois, conheceu Charles Fergert, um repórter de Chicago. Casaram-se em 11 de setembro de 1977. Um pouco antes de seu casamento, seu filho Matthew anunciou que queria ir morar com o pai.
Em 1982,quando voltou a morar na Califórnia, levou um choque ao descobrir que seu filho Matthew Ansara estava viciado em drogas. Na mesma época, sua mãe faleceu devido a um câncer de pulmão.
Em 1991, a atriz voltou a trabalhar com Larry Hagman na série de TV Dallas.

Em 2001 voltou a passar por momentos difíceis ao perder seu único filho, Matthew Ansara, encontrado morto dentro de seu carro, em um subúrbio de Los Angeles, dia 25 de junho. Fora constatado que o mesmo falecera devido a intoxicação aguda de heroína.
Larry Hagman

Nasceu em 21 de setembro de 1931 nos Estados Unidos, filho de Mary Martin, uma aspirante a cantora que depois de tornou atriz, e de um advogado chamado Benjamin Hagman. Em 1952 alistou-se na Força Aérea Americana, onde permaneceu até 1956. Em dezembro de 1954, conheceu e se casou com a designer sueca Maj Axelsson, com quem teve dois filhos: Kristina Mary (17/02/58) e Preston (02/05/62).

Sua primeira participação na TV foi em 1957. Só alcançou fama ao começar a estrelar Jeannie é um Gênio, a partir de 1.965.

Depois de Jeannie, Hagman viria a alcançar grande sucesso na série de TV Dallas (1978/1991), no papel do vilão J.R. Ewing.
Em 23 de agosto de 1995 o ator sofreu um transplante de fígado, por problemas causados pela bebida. Hagman viciou-se ainda nos anos 60, durante a produção de Jeannie é um Gênio.

Larry Hagman já lançou sua autobiografia. Nela, revela que além de consumir álcool em excesso, fumava maconha e tomava LSD durante os anos 60, período em que estrelou Jeannie é um Gênio. Vivendo como hippie na época, Hagman revela em seu livro que estava ansioso por experimentar LSD, mas que não sabia onde conseguir, até conhecer Peter Fonda, filho de Henry e irmão de Jane Fonda.
Bill Daily

Bill Daily nasceu em 30 de agosto de 1928 nos Estados Unidos. Casou-se com Patricia Anderson em 1949, adotando dois filhos: Patrick e Kimberly. Antes de seu papel em Jeannie é um Gênio, fez diversas aparições na TV.

Duas séries de sucesso que participou depois de Jeannie foram e The Mary Tyler Moore Show e Alf.

Hayden Torke

Batizado William Henry Rorke, nasceu em 23 de outubro de 1910 no Brooklyn, Nova Iorque, EUA. Antes de viver o Dr. Bellows em Jeannie, fez participações especiais em séries como I Love Lucy, Perry Mason e Bonanza entre outros. Consta que o ator era gay. Em 1986, descobriu que tinha câncer de estômago. Faleceu em casa no dia 19 de agosto de 1987.
Já Emmaline Henry (a Sra. Bellows) nasceu em 1º de novembro de 1.930, na Filadélfia, EUA. Nunca se casou ou teve filhos. Faleceu em 8 de outubro de 1979, vítima de câncer.
Curiosidades

<> Embora concorrentes, Jeannie começou depois e terminou antes de A Feiticeira. Mas muitas coisas havia em comum entre as duas séries.

<> Ambas tratavam de poderes sobrenaturais, o tema de abertura era apenas instrumental, a primeira temporada foi em preto-e-branco e as duas aberturas eram em desenho animado.

<> Tanto Samantha quanto Jeannie tinham parentes idênticas: Samanta tinha a prima Serena (a própria Elizabeth Montgomery, com peruca morena) e Jeannie tinha a irmã, cujo nome não consegui apurar, mas era interpretada pela própria Bárbara, de peruca morena.

<> Enquanto Samantha torcia o nariz, Jeannie piscava para obter seus encantamentos.

Nenhum comentário: